Ícone do site Travelpedia

Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão chega a 50ª edição

O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, evento realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, que ocorre de 29 de junho a 28 de julho, celebra sua 50ª edição com grandes atrações, tanto na cidade de Campos do Jordão, como na capital paulista. Reconhecido como o maior festival de música clássica da América Latina, tem proporcionado aos espectadores uma programação de altíssima qualidade, com obras sinfônicas, camerísticas e corais.

Criado em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima, o evento foi inspirado no Festival de Tanglewood, nos Estados Unidos. Em sua 50ª edição, consolida-se como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, oferecendo aos bolsistas a vivência com importantes nomes da música nacional e internacional e, paralelamente, a uma programação cultural de qualidade – em grande parte gratuita –, que beneficia não somente a cidade de Campos do Jordão, mas todo o entorno, ampliando as oportunidades de acesso à música erudita.

Serão cerca de 150 concertos, em maioria gratuitos, programados em dois eixos: Clássico e Popular-Sinfônico. O programa clássico tem a curadoria da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, e o programa popular-sinfônico tem a curadoria da Orquestra Jazz Sinfônica, corpos artísticos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

“Estamos falando de um novo Festival de Inverno de Campos do Jordão. Inteiramente renovado, com uma estrutura grande e um número recorde de locais e apresentações. Trata-se de um novo conceito e uma nova experiência para o público. Estamos enriquecendo a programação com atrações jovens, nomes consagrados da MPB, concertos com músicas de filmes, trilhas de games e, claro, uma programação clássica de altíssimo nível, com grandes orquestras e solistas”, destaca o Secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão.

Ao longo de todo o Festival, muitas comemorações! Além da quinquagésima edição do evento, os concertos celebrarão os 20 anos da Sala São Paulo e os aniversários de diversos compositores, cujas obras serão tocadas nos programas: o centenário de nascimento de Claudio Santoro, os 80 anos de Marlos Nobre e Leo Brower, e os 60 de João Guilherme Ripper.

A abertura oficial será neste sábado, dia 29/06, às 20h30, no Auditório Claudio Santoro, com um concerto da Osesp sob a regência de Marin Alsop, tendo como solista o barítono Paulo Szot. No mesmo dia, antes da abertura oficial, às 16h30, a Jazz Sinfônica, sob a regência de Nelson Ayres, faz um concerto gratuito com a cantora Mônica Salmaso, na Praça do Capivari.

Na primeira semana, as atrações sinfônicas em destaque são a Filarmônica de Goiás, regida por Neil Thomson, com o clarinetista britânico Michael Collins; a Orquestra Sinfônica do Paraná, com Stefan Geiger (regente) e a italiana Francesca Dego (violino); a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, com Roberto Minczuk (regente) eArcádio Minczuk (oboé); e a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, com Claudio Cruz (regente) e a ucraniana Anna Fedorova (piano).

Já o domingo abre com uma apresentação ao ar livre da Jazz Sinfônica com Carlinhos Brown, na Praça do Capivari (30/07, 11h30), seguindo com bandas sinfônicas no período da tarde, no mesmo local. No fim de semana, também estão programados concertos de câmara no Palácio Boa Vista, tanto no palco ao ar livre como na Capela do Palácio. E, na segunda-feira (1/07), começam os concertos de câmara gratuitos diários, sempre às 18h30, no Espaço Cultural Dr.

Confira a programação completa aqui!

Fotos: Marcos Fecchio
Sair da versão mobile