O público que comparecer ao Festival Fartura Gastronomia neste final de semana no Jockey Club, em São Paulo, terá a oportunidade de conhecer diversos produtos nacionais reconhecidos pela reputação e qualidade baseada na sua origem de várias partes do Brasil. São frutas, cafés, queijos, vinhos, entre outros produtos das Indicações Geográficas (IG) registradas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Entre eles, a goiaba de Carlópolis do Paraná, a cachaça de Paraty, o café da Mantiqueira de Minas Gerais, o mel de bracatinga do Planalto Sul Brasileiro, de Santa Catarina, o cacau do Sul da Bahia, o Socol de Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo, a farinha de Mandioca do Cruzeiro do Sul no Acre. Além dos vinhos e espumantes da Campanha Gaúcha do Rio Grande do Sul, do queijo da Canastra em Minas Gerais, do café da Alta Mogiana e da alcachofra de São Roque – ambos do estado de São Paulo.
O Sebrae apoia o processo de reconhecimento, na forma do registro de Indicação Geográfica concedido pelo INPI, de territórios que sejam conhecidos e admirados pela qualidade de determinado produto ou serviço. O selo é importante para os pequenos negócios, pois se torna um diferencial competitivo, levando mais oportunidades também para a região. Atualmente, o Brasil possuiu 97 IGs registradas.
A analista de inovação do Sebrae Hulda Hulda Giesbrecht, destaca que é muito importante divulgar as Indicações Geográficas brasileiras. Segundo ela, o processo de estruturação das IGs permite que os pequenos produtores inovem na gestão da produção e dos negócios. “O consumidor às vezes desconhece as Indicações Geográficas do próprio Brasil, mas conhece de outros países com base na experiência de consumir produtos e visitar regiões protegidas no exterior, principalmente de vinhos e queijos. Não sabe que existem produtos únicos reconhecidos da mesma forma no Brasil com alta reputação, sendo muitos ganhadores de prêmios internacionais”, comenta.
Durante o Festival Fartura Gastronomia, será possível acompanhar aulas práticas sobre os produtos qualificados como IGs, bem como assistir ao ‘Cozinha ao Vivo’, com a preparação de pratos por chefs renomados que usarão ingredientes selecionados entre as IGs participantes do festival. Quem quiser comparecer, pode comprar os ingressos pela internet. Clique aqui para saber mais.
Série especial “Riquezas da nossa terra”
Com o apoio do Sebrae, a TV Brasil está produzindo a série especial “Riquezas da nossa terra”, que terá 12 episódios e é uma parceria com o Sebrae sobre produtos brasileiros com Indicação Geográfica (IG). Os novos episódios vão ao ar no programa Caminhos da Reportagem, aos domingos, sempre às 22h, e repercutem na Agência Sebrae de Notícias (ASN). As reportagens mostram produtos que conquistaram o selo de Indicação Geográfica (IG), contando as histórias dos produtores, além das belezas, aventuras e delícias gastronômicas da região. Confira os episódios que já foram veiculados no YouTube da TV Brasil. Muitos dos produtos expostos no Festival Fartura Gastronomia podem ser conferidos na série.