Ícone do site Travelpedia

Festival promove saúde e arte integradas na Chapada dos Veadeiros

O “Silêncio em Contato – Festival de Contato Improvisação”, no meio da Chapada dos Veadeiros, é o primeiro a acontecer no local que é tido como santuário ecológico e espiritual. Em um mundo agitado, cheio de informações e conectividade, estar em silêncio se torna cada vez mais necessário.

Segundo a bailarina Camila Vinhas Itavo, organizadora do evento, o silêncio tem o poder de transformar emoções, reações, estados mentais e pensamentos, além de ser uma maneira de libertar-se, bem como um instrumento para a escuta, algo que se faz cada vez mais necessário em um mundo onde ninguém se escuta. “Técnicas orientais milenares já demonstravam que ficar quieto e meditar trazem enormes benefícios à saúde física e mental”, explica.

O Festival será realizado de 4 a 12 de março, no Portal da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso (GO). Na programação estão oficinas com Camila Vinhas, pesquisadora das universidades Federal e Estadual de Goiás e os pesquisadores Guto Macedo do Rio de Janeiro e Alexandre Tripiciano de São Paulo; e a bailarina e pesquisadora Paula Zacharias, de Buenos Aires.

A proposta é mixar diferentes maneiras de se aprofundar no silêncio através da técnica do contato improvisação que se nutre de outros campos do conhecimento em pesquisas publicadas pela medicina, pela anatomia, pela fisiologia do movimento, pela reestruturação corporal aplicada ao movimento vivenciado, para se colocar como fonte de conhecimento cinético, poético, político, artístico que se vale da improvisação, da criação em conjunto e principalmente da escuta.

Informações: silencioemcontato.wordpress.com

Foto: Divulgação

Sair da versão mobile