O Festuris chega neste ano à sua 32ª edição e está confirmado para os dias 5 a 8 de novembro, nos pavilhões do Serra Park, em Gramado (RS). Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas durante a pandemia, a organização buscou a todo momento as condições necessárias para realizar o evento no formato presencial. A feira contará com uma série de protocolos e terá a segurança como prioridade.
O Festuris será a primeira feira de negócios turísticos da América Latina no formato presencial desde o início da pandemia. O evento pretende ser o palco para a recuperação da indústria do turismo. Setor que foi severamente impactado pelo Covid-19. Além disso, busca ser modelo para as feiras que virão no primeiro semestre de 2021.
Grandes marcas estão confirmadas e esta edição terá ainda mais foco na geração de negócios, através do agendamento obrigatório de reuniões no app oficial do evento. A segmentação também segue fortalecida, tendo como novidades os espaços Saúde (voltado para serviços da saúde e biossegurança) e Green Experience (voltado a sustentabilidade). Os demais são: Luxury, Wedding, Tecnologia & Inovação, MICE, LGBT, Business e Turismo Religioso.
Evento seguro
Entre as medidas a serem adotadas nesta edição, o Festuris trabalha com a redução do número de participantes e um maior espaçamento entre estandes. A organização estima a inscrição de 4 mil participantes para os dois dias de feira. Mas o número de pessoas circulando ao mesmo tempo na área de 25 mil m² será de 1,7 mil, em cumprimento aos protocolos exigidos pelo governo estadual.
A organização do Festuris apresentou argumentos convincentes e parcerias consolidadas para ser autorizado a realizar a edição presencial. Entre elas a parceria com a Marcopolo Next através da plataforma safe check-in para o credenciamento online de todos os participantes, sem a necessidade de contato físico. Um sistema moderno que possui leitor de temperatura, verificação de uso de máscara, validador de acesso e álcool gel para evitar contaminações por Covid-19.
Além disso, a Imunizadora Hoffmann fará a sanitização das dependências do evento também para evitar possíveis contaminações. E para chancelar os protocolos e as boas práticas de biossegurança, está em andamento o processo de certificação de feira “Covid Free” junto ao Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES).