Dando continuidade ao nosso Especial Bélgica, que iniciamos na semana passada – para quem perdeu ao longo das matérias e ao final de cada uma delas deixamos links relacionados. Hoje vamos seguir falando da capital, Bruxelas, que demos o start nesta segunda-feira (15/05) com um panorama das atrações (saiba mais clicando aqui). Como o título já adianta não dá para falar de viagem sem abordar o prazer número 1 dos brasileiros: as compras!
Por todos os cantos você será tentado, nos mais variados quesitos, sendo chocolates, cervejas e souvenires os principais. Sobram opções, de lojinhas e supermercados, a espaços comerciais como a Les Galeries Royales Saint-Hubert. Um dos principais pontos de compras e gastronomia da capital, é a primeira galeria deste tipo da Europa, data de 1847 e servia para ligar dois dos mais desenvolvidos bairros da cidade.
Além de sua beleza por si só, muito por conta de suas claraboias, nela se encontra lojas das grandes chocolatiers belga, como as que mencionamos na matéria sobre a guloseima. Quem perdeu, é só clicar aqui. Porém para reforçar, você encontra desde a clássica Neuhaus, precursora dos saborosos pralines até a moderna Pierre Marcolini e a badalada Godiva.
No sentido da Grand Place/ Grote Markt, que está bem próxima, não deixe de apreciar outra praça, que tem como marco a estátua do primeiro prefeito de Bruxelas (esta da nossa foto abaixo). Aos sábados e domingos rola uma agitada feirinha de artesanato. Aliás, a região, por ser bem entre a galeria e a Grand Place, costuma ter grande movimento, então fique atento, tanto com seus pertences quanto com quem estiver te acompanhando, é fácil se perder em meio à multidão que se forma por ali, principalmente no horário de almoço.
Outro ponto que costuma ficar apinhado de gente é a Passage du Nord, galeria de 1882, que dá acesso a umas das ruas de compras mais famosas da cidade, a Rue Neuve. Estas foram apenas as dicas que selecionamos, mas há muitas outras opções por toda a capital que garantem ótimas compras e incríveis achadinhos, aproveite!
Fotos: Pixabay e arquivo pessoal
.
*O Travelpedia viajou em virtude do prêmio recebido pelos jornalistas Carolina e Roberto Maia no Concurso Europa de Jornalismo – realizado anualmente pela Comissão Europeia de Turismo. Além das cidades belgas o roteiro contemplou ainda o glamoroso Principado de Mônaco e um stopover em Lisboa a convite da TAP e do hotel Dom Pedro. Durante a viagem os profissionais contaram com o seguro da GTA – Global Travel Assistance.
.
Matérias relacionadas:
https://travelpedia.com.br/belgica-para-se-encantar/
https://travelpedia.com.br/a-belgica-e-a-cerveja
http://www,travelpedia.com.br/bares-em-bruxelas-bruges-e-ghent
www.travelpedia.com.br/dois-classicos-belgas-fritas-e-mexilhoes