Ao longo da história, as mulheres tiveram sua liberdade de ir e vir reduzidas. Além disso, por muito tempo foram confinadas à esfera doméstica, com seus comportamentos ditados e estabelecidos pelo patriarcado. Assim, vale celebrar, neste mês de março, a conquista das mulheres viajantes solo, algo que no passado era quase que impraticável. Assim, alguns filmes são inspiradores nesse sentido.
“Viajar é sempre uma experiência transformadora, que preenche a alma, expande os horizontes e traz autoconhecimento”, diz o especialista Silvio Sallowicz, CEO da Duo & Ecco, empresa referência em viagens de incentivo. Segundo ele, “aventurar-se na própria companhia é uma vivência que liberta, pois permite que sejamos nós mesmos, sem rótulos”.
Veja, a seguir, 5 filmes recomendados por Sallowicz, que têm mulheres viajantes como protagonistas.
Livre (Wild)
Baseado na história real de Cheryl Strayed, o filme estrelado por Reese Witherspoon mostra como a americana, após a morte da sua mãe e vários problemas pessoais, resolve fazer uma jornada de redescoberta. Assim, ela cruza mais de 1.800 km sozinha pela costa oeste dos Estados Unidos. Bem como supera as dificuldades que aparecem no caminho, junto com suas próprias questões pessoais. Direção: Jean-Marc Vallée (EUA, 2014).
Comer, Rezar, Amar (Eat Pray Love)
Baseado no romance homônimo da romancista Elizabeth Gilbert (vivida por Julia Roberts). O filme traz a trajetória de redescoberta da jornalista que, após uma crise existencial, abandona sua vida cotidiana para viajar por três países: Itália, Índia e Indonésia. Assim, além das lindas paisagens, é uma verdadeira inspiração para tornar a viagem dos sonhos em realidade. Direção: Ryan Murphy (EUA, 2010).
Sob o Sol da Toscana (Under The Tuscan Sun)
Nesse filme belíssimo, um dos pontos principais é a beleza do vilarejo de Cortona, na Toscana. É para lá que a protagonista, a escritora Frances Mayes, se muda após um divórcio conturbado. Além da história de redescoberta do amor, o filme também é uma ótima pedida para quem quer mergulhar na cultura italiana. Direção: Audrey Wells (EUA, Itália, 2003).
Antes do Amanhecer (Before Sunrise)
Retrata a inusitada história de Celine, estudante francesa, vivida por Julie Delpy. Ela se encontra casualmente com o jovem americano Jesse, no seu último dia de uma viagem de trem pela Europa. Assim, com a limitação do tempo pairando no ar, a trama cheia de romance e reflexões é recheada pela bela fotografia de paisagens europeias, principalmente de Viena. Direção: Richard Linklater (EUA, Áustria, 1995).
Vicky Cristina Barcelona
Por fim, um filme ambientado na incrível Barcelona, na Espanha. Ele mostra vários pontos turísticos. Bem como a saga de duas americanas, Vicky e Cristina, que vão passar as férias na cidade catalã e acabam se apaixonando pelo mesmo homem, o artista Juan Antonio. Além disso, tem passagens bastante divertidas, bem como faz pensar também sobre conflitos e desencontros que envolvem o amor e a amizade. Direção: Woody Allen (Espanha, EUA, 2008).
Foto do destaque: Pixabay
Veja também: Embarque numa viagem pelo mundo através de 5 filmes