Os meses de março e abril marcam a aguardada Florada das Cerejeiras no Japão. Sem dúvida, uma das mais belas manifestações da natureza em todo o mundo. O espetáculo começa por volta do 25 de março, com o início a floração das Sakuras – nome dado à flor da cerejeira, em japonês -, que também marca a chegada da primavera no país.
Sakura também significa a beleza feminina, o amor, a felicidade, a esperança e renovação. Uma antiga lenda japonesa conta que o nome Sakura teve origem na princesa Konohana Sakuya Hime, que teria caído do céu e, na queda, se transformou nessa bela flor.
Infelizmente, tamanha beleza tem curta duração – cerca de duas semanas -, período que representa o fim de um ciclo e o começo de outro, além de reunir muita gente nos parques para celebrar e comer sob as árvores sagradas. O nome dessa tradição é Hanami, que significa contemplar a beleza das flores durante piqueniques.
Existem mais de 300 espécies de cerejeiras e as de médio porte normalmente ficam com os galhos repletos de pequenas flores brancas ou rosas. Quando um vento um pouco mais forte arranca as delicadas flores, proporcionando uma chuva de pétalas, os japoneses vão ao delírio.
Festivais dedicados às cerejeiras, chamados de Hanami Matsuri – Contemplar as Flores, acontecem, entre marco e abril, em todo o Japão.