Ícone do site Travelpedia

Florida Keys, um refúgio inesquecível

Um dos principais lugares turísticos dos Estados Unidos, principalmente para os brasileiros, que já tem em destinos como Miami e Orlando uma espécie de segunda casa, só nos primeiros nove meses de 2016 a Flórida bateu o recorde do ano atingindo a marca de 85 milhões de visitantes. A região, que é conhecida como Estado Ensolarado vai muito além dos mundialmente famosos parques temáticos e dos movimentados centros comerciais. Com muitas atrações, opções culturais e diversificada gastronomia sobram encantos e peculiaridades. De quebra não falta litoral bonito por lá – são mais de 1,7 mil quilômetros de praias. Como é o caso do arquipélago de Florida Keys composto por cerca de 1,7 mil ilhas! Já que seria inviável falar de todas, destacamos aqui um Top 5 das principais. Partiu paraíso?

De Miami a Key West, última das ilhas, são cerca de 4 horas de viagem, numa das rotas mais originais do país. A cênica estrada Overseas Highway de cerca de 200 quilômetros pelas Ilhas Keys combina vista para o mar, 42 pontes, maravilhas naturais e história. Passando pela Ponte das Sete Milhas, que liga Marathon a Little Duck Key, na parte mais ao sul, não deixe de contemplar o panorama com algumas das memórias mais incríveis da Flórida.

Foto: Andy Newman/Florida Keys News Bureau/divulgação

No trajeto duas pontes se destacam, a principal e mais moderna é parte do caminho rumo a Key West, enquanto a mais antiga é dedicada aos ciclistas e pedestres que querem aproveitar um pouquinho da paisagem paradisíaca. A estrada, além de ser uma das mais belas rotas do mundo é também onde, em abril, ocorre a maior corrida sobre a água do planeta: a Fun Run que reúne cerca de 1,5 mil atletas.

Cada região das Ilhas Keys tem seu estilo característico e passam bem longe do ritmo de grandes cidades e dos parques temáticos. Por ali o tempo parece passar mais devagar, e tudo conspira a favor. Apesar de ser um ótimo destino para encontrar seu lugar ao sol e relaxar, também sobram opções para quem não quer ficar parado e está sempre em busca de alguma aventura. Principalmente se for aliada ao meio ambiente. Um verdadeiro paraíso para atividades aquáticas como pesca, mergulho e passeios de bote, o visitante além de se deparar com belos recifes e paisagens incríveis, também pode entrar em contato com diferentes espécies de animais neste refúgio de proteção de tartarugas, golfinhos e corais.

Key Largo

Foto: Julie Fletcher/divulgação

Prenúncio de tudo que o arquipélago reserva, Key Largo é a primeira parada de quem chega ao destino de carro, que por sinal é o melhor jeito de desfrutar tudo que a região tem a oferecer. Ou seja, alugar um pode ser uma ótima pedida. Do Aeroporto Internacional de Miami é apenas uma hora de estrada.

Fazendo fronteira a oeste com a Baía da Flórida e com o Parque Nacional dos Everglades, e ao leste com o Oceano Atlântico, lar das mais límpidas águas da Corrente do Golfo, a mais longa das ilhas conta com uma beleza submarina que impressiona e convida. Perfeita para atividades como o snorkeling e mergulho, aliás, nela se encontra um dos principais pontos para a prática nas Ilhas Keys, o parque John Pennekamp Coral Reef, primeira reserva subaquática nos EUA. O local tem como destaque a icônica estátua “Cristo do Abismo”, réplica de uma peça submersa no Mar Mediterrâneo.

Outra opção e igualmente interessante é o navio naufragado USS Spiegel Grove. E para quem viaja com crianças a interação com o meio marinho pode ser ainda mais especial no nado com golfinhos do Dolphin Plus. A experiência além de divertida é educativa.

Key Largo é onde os personagens de Humphrey Bogart e Lauren Bacall enfrentam um gângster vivido por Edward G. Robinson em meio a um furacão no filme “Key Largo” (Paixões em Fúria), de 1948 e dirigido por John Huston. Mas é outro longa metragem (de 1951) também estrelado por Bogart (e que lhe garantiu o Oscar) e dirigido por Huston que rende até hoje por lá. Quem quiser pode visitar o barco Rainha da África, onde seu personagem e o de Katharine Hepburn se apaixonam no filme “Uma Aventura na África”. Atualmente está ancorado próximo ao hotel Holiday Inn.

Islamorada

Foto: Andy Newman/Florida Keys News Bureau/divulgação

Conhecida por muitos como a “Capital Mundial da Pesca Esportiva” (por conta de suas águas cristalinas e pouco agitadas), e pelo divertido parque marinho Theatre of the Sea – parque que disponibiliza interação com animais marinhos como arraias, golfinhos e leões marinhos. Seja por terra ou mar há muito que explorar nessa ilha a cerca de 140 quilômetros de Miami.

Um playground para adultos, Islamorada tem diversos roteiros ecológicos, locais para atividades aquáticas, quadras de tênis, trilhas para bicicletas, caminhadas históricas e belas vistas românticas tanto do Oceano Atlântico quanto da Baía da Flórida. A criançada também tem seus points de diversão, como é o caso do Founders Park, Pool & Skate Park. E como um pouco de cultura não faz mal a ninguém, e pode render um ótimo passeio para todas as idades, o museu History of Diving aborda a história do mergulho em Florida Keys.

Foto: Julie Fletcher/divulgação

Na hora de comer é perceptível a ampla variedade que a região oferece indo desde o casual até opções bem clássicas. Um dos melhores lugares para comer mariscos e peixes frescos, por exemplo, é no Pierre’s Restaurant and Lounge. Já o The Beach Cafe at Morada Bay, localizado de frente para o mar, além da saborosa gastronomia proporciona uma belíssima vista do pôr do sol.

Marathon

Foto: Julie Fletcher/divulgação

Por estar posicionada bem no meio das Keys é tida como o “Coração das Ilhas”. Cheia de atividades para todos os perfis e idades, tem principalmente as aquáticas como mergulho, snorkeling, passeios de barco, nado com golfinhos, canoagem, stand up paddle ou apenas curtir a areia branca de belíssimas praias como a Sombrero e a Coco Plum. Entre as atrações está o sítio arqueológico Crane Point que reúne importantes e históricos artefatos descobertos nas Keys da civilização pré-colombiana. Outro passeio cultural bacana é o Museu de História Natural.

Big Pine

Depois de cruzar Marathon, a jornada pelo arquipélago segue rumo a Big Pine Key, passando pelas Lower Keys que por conta da grande beleza natural recebeu o título de “As Keys naturais”. Ou seja, se trata de um ótimo lugar para a prática de mergulho. Aliás, é tido como um dos melhores do mundo! Em Big Pine, assim como as demais ilhas há belos atrativos, tais como o parque Bahia Honda composto por uma linda praia onde o destaque é levar todos os itens necessários para um delicioso piquenique.

Key West

Por fim a última parada da Overseas Highway é Key West, a cidade mais ao sul dos Estados Unidos e que está mais próximo de Havana, Cuba do que de Miami. A ilha que fica no final das Keys e que é a maior delas é também a que tem melhor infraestrutura turística. Com um astral boêmio, em seus 12 km² se encontram cerca de 360 bares e restaurantes. Algo que rende uma vida noturna bem agitada que tem o seu start logo após o belo pôr do sol muito apreciado no píer Mallory Square.

Casa onde morou Ernest Hemingway (Foto: Laurence Norah/Florida Keys News Bureau/divulgação

Esse cenário inspirou Ernest Hemingway que desenvolveu em Key West alguns de seus melhores trabalhos. O escritor comprou uma mansão pré-Guerra Civil, na Whitehead Street onde viveu entre 1931 e 1939. Atualmente um museu, os passeios guiados levam cerca de 30 minutos e revisam não só a história do autor, como também da casa datada de 1851. Quem estiver de passagem, ainda tem a chance de conhecer os quase 50 gatos que moram ali, alguns deles descendentes do animal de estimação do autor, chamado Branca de Neve.

Key West também foi lar de Mel Fisher, caçador de tesouros que resgatou mais de US$ 400 milhões do galeão espanhol Nuestra Señora de Atocha, naufragado no século 17 a 72 quilômetros da costa. Mais informações sobre essa e outras embarcações naufragadas, bem como sobre o arquipélago, podem ser encontradas no Museu Marítimo Mel Fisher. E por falar e mar… Como nas demais ilhas, o mergulho pode ser praticado no parque Dry Tortugas, ali se encontram corais, recifes e inúmeras espécies de peixes coloridos. Quem preferir pode apenas relaxar na praia. Difícil mesmo será deixar essa vida mansa proporcionada pelas Keys.

Informações: fla-keys.com

Fotos: divulgação

*Texto criado pela jornalista para a Segue Viagem, da Trend Operadora e aproveitado aqui.
Sair da versão mobile