Ícone do site Travelpedia

Top 5 destinos para vivenciar o carnaval

Obaaa! O Carnaval está chegando! Aliás, em muitos cantos do País ele está rolando solto desde o final de janeiro. Tem esquenta para todos os lados. Viva a folia! E pensando nesta experiência incrível, que não se resume apenas ao Brasil, a Musement, plataforma digital de descobertas de experiências, indicou as melhores cidades para vivenciar o clima carnavalesco.

Assim sendo, vale ressaltar que escola de samba, blocos, bonecos gigantes e trios elétricos são apenas algumas das formas de se celebrar a festa mais famosa do Brasil. Mas, por mais que sejamos mundialmente conhecidos pelo nosso carnaval, está longe de ser uma comemoração a nível nacional. Tem muita folia pelo mundo, confira!

Rio de Janeiro, Brasil 

© WikiCommons/ Sergio Luiz

Não dá para falar de carnaval sem associar a Cidade Maravilhosa. Afinal de contas o destino é lembrado pela alegria do povo e, claro, a folia carnavalesca que toma, literalmente, as ruas da cidade. Não deixe de conhecer a tradicional festa brasileira em um passeio que te leva aos bastidores da Acadêmicos da Grande Rio. Então explore os trajes, alegorias e curiosidades de uma das grandes escolas de samba do Rio de Janeiro, que soma mais de 30 anos de muito samba no pé!

Tenerife, Espanha  

© WikiCommons/ Tamara Kulikova

Segundo maior do mundo depois do Rio de Janeiro, o Carnaval de Santa Cruz de Tenerife enche de alegria e folia as ruas desta cidade das Canárias. Um dos destaques é a Gala de Seleção da Rainha, concurso onde as candidatas esbanjam glamour desfilando em um palco de 1.200 m², vestindo fantasias incríveis que podem pesar mais de 100 kg!

Nova Orleans, Estados Unidos

© Pixabay

Colonizada inicialmente por franceses, a cidade adotou a tradição de celebrar o carnaval, lá conhecido como Mardi Gras (“Terça-feira Gorda”, em francês), que se tornou um dos festivais de rua mais famosos dos Estados Unidos. Em um tour completo, você pode desmascarar alguns mitos e histórias do festival no Museu de Fantasias e Cultura do Mardi Gras. Bem como desfrutar de um clássico coquetel de Nova Orleans no restaurante familiar mais antigo da América. Além de assistir foliões seguindo cortejos de bandas e carros alegóricos de um dos melhores locais para ver o Mardi Gras.

Aliás, outra tradição é comer o King Cake (“Bolo rei”), feito com canela e recheado com geleia ou cream cheese. Acredita-se, que quem achar o bebê de plástico, que simboliza o Menino Jesus, escondido no bolo terá sorte o ano todo!

Veneza, Itália 

© Pixabay

Viaje no tempo de volta ao século 18 e siga os passos do famoso folião do Carnaval de Veneza, Giacomo Casanova. Escritor, poeta, e misterioso aventureiro, ele ficou conhecido por dominar o jogo da sedução com as cortesãs venezianas, escondido por trás de sua máscara.

Saiba mais também sobre o Ridotto, o primeiro Cassino em Veneza, muito frequentado por Casanova, e conheça a casa do poeta Giorgio Baffo, que introduziu o jovem aos prazeres mundanos. Por fim, junte-se aos foliões mascarados na Praça de São Marcos.

Nice, França

© Flickr/ fr.zil

Todo ano, muda o tema principal do Carnaval de Nice, que já celebrou o cinema, o riso, as artes e o circo, por exemplo. A partir do tema escolhido, os artistas locais criam 18 carros alegóricos e os tradicionais bonecos em papel machê para o colorido desfile.

Esse espetáculo imperdível na Riviera Francesa tem dois momentos mais esperados. A Parada Carnavalesca usa temas de viagens e reúne os carros alegóricos na Praça Masséna. Usando de elementos de arte de rua e grupos musicais internacionais para uma volta ao mundo em 90 minutos! Já a Batalha das Flores tem vista para o mar, e valoriza o patrimônio floral da região, quando os artistas dos carros alegóricos jogam  várias flores no público.

Foto do destaque: Pixabay
Sair da versão mobile