Ícone do site Travelpedia

Geórgia é a nova capital cinematográfica dos Estados Unidos

Atlanta Park

Ao longo das últimas décadas, cidades como Los Angeles, Nova York e Las Vegas estiveram entre as mais queridas entre produtores e roteiristas do cinema norte-americano, conquistando lugar de destaque em séries e filmes emblemáticos que circularam o mundo. Contudo, nos últimos anos, o universo dos quadrinhos e séries zumbis revelam a Geórgia, no Sul dos Estados Unidos, como a nova Meca cinematográfica, servindo de pano de fundo para as maiores produções do cinema e da televisão dos últimos tempos.

De acordo com o Departamento de Economia da Geórgia, até abril desse ano, o Estado acomodou mais de 40 produções, participando de sucessos de bilheteria, caso de Jogos Vorazes, Capitão América e os mais recentes, Avengers: Infinity War, Capitão América: Guerra Civil, Guardiões da Galáxia 2, Pantera Negra, I Tonya e Baby Driver.

O crescimento expressivo nos últimos 8 anos aqueceu a economia local, e segundo a Motion Picture Association of America (MPAA), atualmente o setor de cinema e televisão emprega mais de 28 mil pessoas localmente e movimenta cerca de US$ 4,6 bilhões em salários. No encerramento do ano fiscal de 2017, a indústria cinematográfica havia sido responsável por movimentar US$ 9,5 bilhões.

Roteiros turísticos

A fim de atender o consumidor final, os escritórios de turismo desenvolveram produtos diversificados como o Georgia Tour Company, o Savannah Movie Tours e o Atlanta Movie Tours, este último com roteiros especiais que perpassam as locações da maioria desses grandes filmes e que levam viajantes ao delírio, caso do Hero Tour, que visita as locações de Homem-Aranha – De volta ao Lar, Capitão América – Guerra Civil e Vingadores – Guerra Infinita.

Os passeios pelas áreas cinematográficas são uma excelente oportunidade para mergulhar no cotidiano de localidades como a gigante capital Atlanta, além de Woodbury e Savannah.

Muitas cenas de Jogos Vorazes foram rodadas no Centro Histórico de Atlanta e no Parque Estadual Sweetwater Creek, enquanto a região de Senoia é vista em The Walking Dead, e Savannah serviu de ambiente para Forest Gump. O fenômeno mundial – The Walking Dead – também se tornou um novo queridinho pelas ruas das regiões de Woodbury e Senoia, e estimulou a criação de tours guiados pelas rotas da série. No ar desde 2010, The Walkind Dead chega a sua 9ª temporada com fôlego, e dentro do produto Atlanta Movie Tours, os turistas podem experimentar uma pitada zumbi nos Big Zombie Tours, revivendo cenas clássicas da série.

Produções rodadas na Geórgia

Fotos: Divulgação e Pixabay
Sair da versão mobile