Ícone do site Travelpedia

GOL apresenta a Gal, primeiro robô de atendimento ao cliente na América Latina

A assistente virtual da GOL Linhas Aéreas ganhou um corpo físico. Chamada GAL, ela estará presente no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos para interagir com os passageiros e ajudar com as principais dúvidas antes das viagens. A companhia apresentou a primeira robô da América Latina para atendimento ao cliente.

Movida por inteligência artificial ela já atua no site da empresa. Agora, a simpática robozinho também trabalha na área do check-in da GOL orientando sobre procedimentos em geral.

A GAL está apta para tirar diversas dúvidas dos passageiros e, neste primeiro momento, poderá auxiliar os consumidores em questões relacionadas ao autoatendimento, despacho de bagagens, orientações de check-in entre outros. Além de esclarecer questões e dúvidas, ela também está configurada para se locomover por dez diferentes pontos do aeroporto. Se algum cliente precisar de ajuda para chegar até à loja ou na área de atendimento preferencial, por exemplo, a robô poderá auxiliar no percurso desse trajeto.

Para se aproximar ainda mais das pessoas, de forma divertida e descontraída, a nova integrante do time da GOL também está apta a responder questões pessoais e de personalidade como comida preferida, se viaja de avião, de onde veio, cor preferida etc. E como representante do ambiente virtual, todos que conhecerem pessoalmente poderão, ainda, usar a hashtag #conheciaGAL.

Após o período de testes, a expectativa é que a GAL ganhe novos protótipos e seja ampliada para outros aeroportos do país. Em um segundo momento, a aérea projeta também conectá-la ao sistema para realização de outros serviços, como a troca de assentos ou remarcação de voos.

A tecnologia utilizada na robô foi inspirada em soluções da Ubtech, empresa chinesa, líder em robótica humanoide, e desenvolvida no Brasil pela empresa Pluginbot, primeira startup da América Latina a integrar chatbots, IA, robôs e humanoides em uma plataforma multicanal. A solução usa a tecnologia de IBM Watson, a plataforma de inteligência artificial da IBM na nuvem.

Informações: voegol.com.br

Foto: Divulgação
Sair da versão mobile