A GOL Linhas Aéreas Inteligentes lançou dois serviços inéditos no Brasil para agilizar e dar maior praticidade a seus passageiros nos processos de embarque. Trata-se do Airport Mobile, equipamento que proporciona maior consistência, segurança e agilidade na checagem das passagens no portão de embarque e o Self Bag-Drop, serviço de auto atendimento que possibilita o despacho de bagagem.
O Airport Mobile permite que seja feita a checagem das passagens no portão de embarque e possibilita a impressão das etiquetas de identificação das bagagens a serem despachadas no local, extinguindo o preenchimento manual e tornando o processo ainda mais prático e seguro.
O equipamento, que passa a ser utilizado a partir deste mês de julho nos 65 aeroportos em que a GOL opera no País e no exterior, consiste em um smartphone com leitor de código de barras e uma impressora portátil que funcionam de forma totalmente integrados. Ou seja, caso exista a necessidade do cliente despachar a bagagem quando já estiver no portão de embarque, um colaborador da companhia, portando o equipamento, fará a leitura da passagem e enviará automaticamente os dados para a impressora, emitindo a etiqueta de identificação da bagagem.
Já o Self Bag-Drop, que complementa o serviço Bagagem Expressa da GOL, trata-se de um serviço de auto atendimento para despacho de bagagem. A tecnologia, desenvolvida pela SITA – empresa de soluções tecnológicas para aeronaves e aeroportos –, permite que o próprio passageiro faça de forma independente todo o procedimento para embarque, sem qualquer contato com um atendente.
É possível, por meio da utilização integrada com serviço Bagagem Expressa – totens de auto atendimento com balança oferecidos pela empresa desde 2014 –, a realização do check-in, pesagem, etiquetagem e agora, o despacho da bagagem, tudo em até 40 segundos. Ao colocar a bagagem na esteira, automaticamente o sistema calcula o peso e, através de um leitor de código de barras, digitaliza o bilhete aéreo, identificando o voo do passageiro e imprimindo a etiqueta de identificação e o ticket com o comprovante de despacho da bagagem. O serviço, inédito em empresas aéreas da América Latina, inicialmente será implantado entre os meses de julho e setembro nos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ).