Exatos dois meses após Paulo Kakinoff, presidente da GOL, anunciar junto às autoridades locais no Palácio Piratini, em Porto Alegre, os quatro novos destinos na companhia aérea no Rio Grande do Sul para 2022 (Pelotas, Uruguaiana, Santo Ângelo e Santa Maria), o primeiro deles foi concretizado no dia 17 de janeiro. O voo direto e inaugural Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos para Pelotas, partiu às 15h45 e pousou na cidade gaúcha às 17h45. Para os pelotenses com destino à São Paulo, o voo direto, também comemorativo, decolou às 18h35 do mesmo dia, aterrissando em Guarulhos às 20h20.
A mais nova rota da GOL passou a ligar um importante polo do estado com o centro comercial e financeiro do Brasil, permitindo aos clientes a rápida conexão com todo o País e o exterior. Eis o motivo da celebração que aconteceu nos dois aeroportos, Guarulhos e Pelotas, com a presença de executivos da companhia e autoridades do Rio Grande do Sul, os aguardados cortes de faixa e speeches especiais nas salas de embarque e a bordo.
O voo Guarulhos-Pelotas teve a presença de Paulo Kakinoff, presidente da GOL, Eduardo Leite, governador do estado do Rio Grande do Sul e pelotense, do comandante Alberto Fajerman, conselheiro do presidente da companhia e responsável pelo speech proferido no embarque em Guarulhos, de Ciro Camargo, gerente de Relações Institucionais e Desenvolvimento Internacional da GOL, e de uma tripulação composta de colaboradores oriundos exclusivamente de Pelotas e região: o comandante Manoel Burg, natural de Rio Grande e piloto chefe da companhia; Felipe Rodrigues, copiloto; as chefes de cabine Suzane Sousa e Mielke e o comissário Patanjali – todos de Pelotas.
Os clientes da GOL que desembarcaram na cidade gaúcha foram gentilmente recepcionados com doces, dentro da mais pura tradição local.
São quatro frequências semanais de ida e volta entre Guarulhos e a cidade de Pelotas. Os voos são operados com o Boeing 737-700, com capacidade para 138 passageiros.
Próximos destinos: Uruguaiana, Santo Ângelo e Santa Maria
Em sua extensa malha aérea, a GOL já contempla as cidades gaúchas de Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo. Com Pelotas, são hoje quatro destinos atendidos no Rio Grande do Sul. Ao longo do ano, esse número saltará para sete destinos, com o início das operações em Uruguaiana, Santo Ângelo e Santa Maria.
Além de Pelotas, a cidade de Santo Ângelo receberá voos diretos para São Paulo/Guarulhos a partir de 4 de julho. Já a rota Uruguaiana-Guarulhos/São Paulo é fruto de uma parceria entre a GOL e a Voepass. Tem início no dia 5 de abril, com três frequências semanais de ida e volta. Neste caso, os bilhetes são comercializados exclusivamente pela GOL, e os voos, operados pela companhia parceira com a aeronave ATR 72, cuja capacidade é de 68 passageiros. Também uma parceria entre a aérea e a Voepass, a rota Santa Maria-Guarulhos/São Paulo iniciará no dia 26 de outubro.