NOVA YORK – Em 31 de outubro é celebrado mundialmente o Dia das Bruxas, festejo muito tradicional principalmente nos Estados Unidos, onde é chamado de Halloween. Essa foi uma das maiores diferenças de cultura que senti ao me mudar. Durante todo o mês é possível se deparar com inúmeras casas decoradas para a ocasião, e muita gente aproveita os finais de semana para ir as orchards (plantações) onde sefluem a tradição de escolher a abóbora ideal para se tornar uma clássica “jack-o-lantern”.
Na noite do dia 31, principalmente nas partes mais residenciais da cidade, as crianças, devidamente fantasiadas, batem de porta em porta enota do o famoso coro do “trick or treat” (gostosuras ou travessuras, na tradução livre). É realmente bem divertido o mês de outubro nos Estados Unidos. Diria que é até inevitável não entrar no clima.
Como os nova iorquinos comemoram, a parte as decorações e o trick or treat? Bom, além de casas “mal assombradas”, na data – sempre a parir das 19h -, é realizada a tradicional Halloween Village Parade. Esse ano será a 43ª edição. Para participar, você deve estar fantasiado e entrar na parada entre as 18h30 e 20h30 pela Canal St. e 6ª Avenida. O evento ocorre entre a Spring e a 16th St. e vai até aproximadamente às 23h.
Além da parada, danceterias e festas privadas comemoram a data. E, por falar em festas são muitas as que rola durante o final de semana de Halloween, dá para se informar de várias opções online.
Quem quiser sair para dançar, esse ano recomendo a tradicional danceteria Webster Hall, já quem quiser curtir uma típica “party” tem uma no Ripley’s Believe it or Not. Mas eu particularmente confesso que ainda não escolhi a minha festa…
Com relação ao que vestir, as fantasias podem ser compradas na Amazon, nas lojas Party City, que contam com uma seção especial durante essa época, ou ainda nas pop-up stores da Spirit que pipocam pela cidade.