Famoso centro comercial histórico de Istambul, na Turquia, o Grande Bazar foi visitado por pouco mais de 39 milhões de pessoas em 2022, após sua restauração. Além disso, o marco representa um aumento de quase 56% no número de visitantes. Ou seja, cerca de 100 mil pessoas passando por lá todos os dias.
A estrutura interna do mercado se assemelha a um labirinto e conta com aproximadamente 20 mil funcionários em mais de 5 mil lojas que vendem todos os tipos de produtos.
Pechinchar sempre é a regra
Inaugurado em 1426, o Grande Bazar conta com uma infinidade de opções de lojas para as compras como, por exemplo: lenços, pashminas, ouro, roupas, bolsas, artesanatos, lanternas, luminárias, especiarias, tapetes, casas de câmbio, azulejos, antiguidades, restaurantes, cafés, entre outros.
Durante a visita ao Grande Bazar, o turista não pode deixar de cumprir a única regra dos compradores: pechinchar a cada compra. A negociação faz parte de toda experiência de compras na Turquia, e os preços podem cair até mais da metade.
A história e a rota de compras de Istambul
Localizado em Fatih, entre Nuruosmaniye, Mercan e Beyazıt, na principal cidade da Turquia, o Grande Bazar tem uma história que se inicia em meados do século 15. Dentro do escopo do sistema de fundações da era otomana que cobria quase toda a vida socioeconômica e cultural, estruturas como bazares foram construídas perto de locais religiosos e sociais. Objetivo era atender a necessidades como custos de manutenção e reparo.
A fundação do Grande Bazar conta com as estruturas erguidas por Fatih Sultan Mehmet, antigo sultão do Império Otomano, para trazer renda para Hagia Sophia.
O mercado se tornou o mais importante centro comercial da região ao longo do tempo. Bem como passou a servir como um importante centro financeiro. Lá são negociadas joias e metais preciosos de todo o mundo.
Definido não apenas como o mais antigo, mas como o maior centro comercial do mundo, o Grande Bazar passou por diversas reformas de arquitetos famosos após vários incêndios e terremotos. Além disso, é importante histórica e culturalmente, bem como tem lugar de destaque na literatura, nos relatos de viagem e na arte. Por fim, o lugar continua a chamar a atenção como um dos bazares históricos mais visitados do mundo.
Serviço
Horário de funcionamento: abre diariamente das 8h30 às 19h30 no verão e das 8h30 às 19h no inverno.
Foto do destaque: Go Türkiye/divulgação via Aviareps
Veja também: Turquia: Mardin, um museu a céu aberto.