Foi assinado nesta terça-feira, dia 8 de setembro, um termo aditivo na concessão do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – GRU Airport para a implantação de um sistema do tipo automated people mover (APM), veículo automatizado e movido por ar comprimido. Mais rápido e menos poluente, ele irá conectar os três terminais de passageiros à estação da Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Atualmente, a ligação é feita por ônibus.
O novo modelo é baseado nas soluções utilizadas nos aeroportos de São Francisco, Nova York, Atlanta e Chicago, nos Estados Unidos. No GRU Airport a linha do APM terá 2,7 quilômetros de extensão e serão utilizados três veículos. Eles terão capacidade para transportar até 200 passageiros e serão equipados com ar-condicionado, wi-fi e espaço para bagagem.
Serão investidos cerca de R$ 271,1 milhões, valor que seria pago pela concessionária à União. A previsão é que as obras tenham início em janeiro de 2022 e estejam concluídas em dois anos.