A Guatemala, oficialmente República da Guatemala, é, atualmente, um dos mais buscados destinos turísticos da América Central. O rico e belíssimo litoral banhado pelos oceanos Pacífico e Atlântico, somado ao povo acolhedor, ao clima agradável, suas opções em ecoturismo e turismo de aventura, bem como as florestas e riqueza cultural encantam turistas de todas as partes do mundo durante o ano inteiro. Se você quer conhecer esse país único da América Central, separamos abaixo algumas das muitas opções turísticas lá presentes. Confira! 😉
Antígua, primeira capital da República da Guatemala foi fundada em 1540. Com uma grande riqueza cultural, possui belos mosteiros e igrejas, pontos históricos, ruínas, ruas de pedra que datam do início de sua colonização, além de uma vasta e ampla presença da cultura Maia. Alguns vulcões cercam a cidade, o maior deles é o Água com 3.753 metros de altitude, o que a torna ainda mais interessante.
Tikal, maior cidade construída pelos Maias, seu nome significa “Lugar das Vozes”. A arquitetura monumental está presente em diversos pontos da cidade e são uma amostra da grandeza e importância da civilização Maia, além de ser um Patrimônio Cultural e Natural da humanidade.
Quetzaltenango fica a 200 km da cidade de Guatemala é a segunda mais populosa do país. A região tem muitos pontos com piscinas termais com águas sulfurosas e as fontes mais famosas são as de Fuentes Georginas e Laguna Chicabal. Cerro del Baúl, Cerro Quemado e Cerro Siete Orejas também são importantes pontos turísticos da região. A vida noturna é bastante agitada e as opções em bares e restaurantes são bastante variadas e atrativas.
Distante 4 horas de Antígua encontramos uma das mais festejadas paisagens naturais da Guatemala: o Lago Atitlán. Resultado de uma antiga erupção vulcânica, o lugar é simplesmente deslumbrante. Além disso, há vários povoados típicos em torno do lago − nada muito requintado, mas sob medida para quem aprecia imergir na cultura local.
O Monumento Natural de Semuc Champey, também na região norte, é outro cartão-postal do país. Chegar até ele requer disposição, pois o acesso é difícil a partir de Lanquín, a cidade mais usada como ponto de partida, e não há muita comodidade. São 300 metros de quedas d’água sobre patamares de rocha calcária, formando piscinas naturais de um verde-esmeralda. Perfeito para amantes da natureza e trilheiros em geral. Ah! Não deixe de visitar as incríveis grutas de Lanquín.