“A vontade de cozinhar surgiu aos 26 anos de idade, após o programa. Cheguei lá sem a intenção de me tornar um cozinheiro profissional ou algo do gênero. Na verdade, depois de ter tido contato mais estreito com esse universo me dei conta de que o que eu queira fazer dali em diante era realmente trabalhar em uma cozinha, pela qual me apaixonei”, lembra.
O Restaurante Guató leva este nome em homenagem ao único arroz nativo brasileiro que é tradicionalmente colhido nas margens ribeirinhas pelos índios guatós nos períodos de cheia. A casa conta com dois cardápios que levam a assinatura de Oliveira, o à la carte que este ano teve a adição de 24 criações do chef, ampliando assim a diversidade de opções vegetarianas e veganas, além de novos sanduíches e sobremesas. Introduções que, de acordo com o chef, refletem o desejo do Guató de receber a qualquer momento. Bem como demonstram todo o cuidado envolvido desde a criação até o preparo dos pratos.
Entre as criações concebidas e integradas ao menu à la carte destacam-se o polvo grelhado servido com molho romesco, batatinhas e pó de azeitonas pretas; peixe do dia com purê de banana-da-terra, chips de sementes e molho de urucum; sanduíche de costela braseada acompanhada de picles de cebola roxa e pimenta jalapeño e, como sobremesa, pavlova com curd de maracujá e frutas frescas da estação.
Já com relação ao menu-degustação, intitulado “Da Serra ao Mar”, se trata de uma celebração à biodiversidade nativa da região que integra os biomas marinho e Mata Atlântica. De acordo com o chef, foram meses de pesquisas e diversos testes de combinações de ingredientes nativos e produzidos localmente até chegar à composição desta proposta de imersão em sabores, aromas e texturas, disponível não apenas aos hóspedes do hotel.
“Este menu exprime a essência gastronômica do Guató. Nossa ideia e de que ele seja experimentado como uma viagem de descoberta de sabores. As influências são diversas, mas a essência de cada prato está no componente utilizado”, comenta. A série de criações para degustação é composta por nove etapas, e os pratos variam conforme a sazonalidade dos ingredientes.