O ano de 2016 mal terminou e a Alemanha já comemora a avaliação do Guia Michelin 2017. Assim como em anos anteriores e após minuciosa avaliação, a bíblia da gastronomia internacional confere novas estrelas a prestigiados restaurantes do país. Conforme antecipa a publicação, alguns endereços ganharam pela primeira vez a cobiçada premiação, enquanto outros seguem brilhando no céu da alta culinária.
Segundo os críticos do Guia, os requintados restaurantes alemães estão entre os melhores do mundo, pois em diferentes endereços, encontra-se proezas inovadoras que resultam de fusões criativas entre o tradicional e o contemporâneo. Todos os anos, o Michelin publica uma lista de restaurantes premiados – uma a três estrelas – com base em rigorosos critérios. Nesta edição, a Alemanha figura com um total de 292 espaços gourmets estrelados.
Mas o que significa o conceito gourmet? Segundo atestam os chefs consultados, não se trata apenas sobre a utilização de ingredientes de luxo. O recém-chegado restaurante Einsunternull, em Berlim, por exemplo, impressionou os juízes com seus “pratos recortados, sazonais e criativos”, pelos quais foi premiado com sua primeira estrela. Todos os dias, ingredientes regionais são transformados em obras de arte culinária,
A bela cidade de Munique possui cinco templos requintados da gastronomia, entre eles o Geisels Werneckhof, restaurante que acaba de ganhar sua segunda estrela. Em dois anos, o restaurante garantiu lugar no ranking com sua interpretação moderna de comida fusion euro-asiática.
E para quem pensa que a hora de pagar a conta é sinônimo de desembolsar uma pequena fortuna, um aviso: há ótimos lugares destinados aos de orçamento apertado para degustar uma boa refeição. Para comemorar o 20º aniversário da lista Bib Gourmand, o Michelin publicou um guia que lista os restaurantes que valorizam o dinheiro de seus clientes. Para quem quiser conferir a relação dos restaurantes alemães indicados pelo Michelin, basta acessar o site.
Fotos: Divulgação