Uma das cidades alemãs que mais atraem visitantes brasileiros e reconhecida mundialmente por seu lifestyle único, Hamburgo se prepara para ganhar mais uma atração. O destino, localizado às margens do Rio Elba, irá inaugurar, no distrito de Hafen City, em 11 e 12 de janeiro de 2017, mais um complexo cultural: o imponente Elbphilharmonie.
O edifício com fachada de vidro assemelha-se a um dos gigantescos navios que navegam diariamente pelas águas geladas do Mar do Norte e foi erguido sobre um armazém histórico. Abriga três salas de concerto, um hotel, 45 apartamentos particulares e a Plaza, área de visualização pública com vista de 360°.
O destaque é a sala principal de concertos, a Grand Hall, isolada do resto do edifício por razões de sonorização. Com uma localização privilegiada no histórico porto de Hamburgo, tem capacidade para 2,1 mil pessoas e acolhe um potente órgão alemão. Em termos de visualização todos os assentos da plateia foram distribuídos ao redor do palco. Seja qual for a poltrona ocupada, tem-se uma visão panorâmica e excelente experiência de audição.
Em sua concepção, o Grand Hall lembra uma elegante mescla de referências consagradas no cenário erudito internacional: a Philharmonie, em Berlim e o Teatro Alla Scala, em Milão. Por essas e outras vem sendo apontado, desde já, como um marco arquitetônico, representando a simbiose perfeita entre arquitetura e música.
Após a inauguração o espaço receberá, durante três semanas, as 15 melhores orquestras do mundo. Entre elas, a Sinfônica de Chicago e a Filarmônica de Viena. Ainda em janeiro, dia 24, o violoncelista Yo-Yo Ma se apresentará ao lado da pianista Kathryn Stott. No repertório, sonatas de Bach, Shostakovich e Debussy. Ao todo, a sala de concertos irá acolher mais de 300 eventos no primeiro semestre de 2017.
Informações: elbphilharmonie.de/en/
Fotos: Divulgação