Ícone do site Travelpedia

Happy hour inusitada harmoniza cervejas e petiscos exóticos

Tenébrios (larvas) ao toque de tequila, limão e sal ou vinagre e sal; grilos desidratados temperados com pimenta preta e Bourbon; canapés de farinha de grilo com presunto cru e queijo gorgonzola e quibes de farinha de grilos ou tenébrios – tudo harmonizado com as melhores cervejas do mundo. Sim, você leu certo! Este é o cardápio da happy hour promovida pela Safari Insetos para apresentar a riqueza de nutrientes desses insetos e demonstrar como, na prática, o consumo pode ser bem mais agradável do que imaginamos.

Desde 2015, a Safari Insetos produz e comercializa insetos como tenébrios, grilos e baratas para o mercado pet (especialmente voltado para aves, peixes, roedores e répteis), mas agora trabalha na produção de farinhas de insetos, também ricas em proteínas, com o objetivo de disponibilizá-las no mercado.

O grande atrativo é o valor nutritivo dos insetos. Os grilos têm 60% de proteína, ao passo que a carne bovina, por exemplo, não passa de 20%”. Os insetos possuem baixos níveis de gordura do colesterol, são de alta digestibilidade pois os nutrientes quando ingeridos pelo homem são prontamente “quebrados” e ainda possuem vitaminas, sais minerais e energia.

Para a happy hour com os insetos desidratados a harmonização ficou por conta do sommelier Marcos Santos. Segundo ele, combinar os petiscos de insetos não é muito diferente dos quitutes tradicionais, é necessário observar outras coisas, como os temperos.

Para os tenébrios com sal e vinagre ou com tequila, sal e azeite, o ideal é harmonizar com cerveja estilo Pilson ou Witbier. Já os quibes podem ser consumidos junto com Dry Stout ou Irish Red Ale. Para o canapé o ideal é com IPA (India Pale Ale) – vale ressaltar que o sabor principal do canapé deve ser o queijo gorgonzola. Para finalizar, o grilo com sal, pimenta preta e Bourbon pode ser servido com estilo Quadrupel ou Belgian Strong Dark Ale.

Culturalmente, o consumo de insetos no Brasil ainda causa estranheza, ao contrário dos países asiáticos, onde a prática é comum. A ideia da happy hour é aproximar o público desse costume, de maneira lúdica e sem forçar a barra.

Todos os insetos da Safari são produzidos em uma fazenda localizada em Piracicaba, interior de São Paulo. A criação possui Título de Estabelecimento Relacionado, com aprovação do Ministério da Agricultura e responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo.

Confira um vídeo sobre a inusitada happy hour:

Fotos: divulgação
Sair da versão mobile