Ícone do site Travelpedia

Histórica e linda, Bruxelas tem astral jovem e efervescente

A capital da Bélgica é uma grata surpresa aos visitantes. A cosmopolita Bruxelas mistura harmoniosamente o antigo e o moderno. Dividida entre cidade baixa e alta, cresceu a partir de uma fortaleza no século 10, fundada por um descendente de Carlos Magno. Passado que pode ser visualizado na Tour Noire, resquícios da antiga muralha que circundava a cidade no século 12 – hoje rodeada por um moderno edifício.

Museu da História em Quadrinhos (Foto: Travelpedia)

Em muitas paredes de edifícios do destino estão grandes e belos grafites de personagens ilustres. Os quadrinhos são tão importantes em Bruxelas que muitas ruas levam um nome simbólico usados nas aventuras de Tintim, o mais reverenciado. Se você curte HQs vale muito a pena programar uma visita ao Museu da História em Quadrinhos (Rue des Sables 20).

Foto: Travelpedia

Distante cerca de dez minutos de caminhada a partir da Grand Place/Grote Markt, dispõe de exposições de desenhos, animações, maquetes e esboços de artistas como Hergé, o autor do jovem aventureiro e seu cachorro Milu, e Peyo, idealizador dos carismáticos Smurfs. Funciona diariamente das 10h às 18h.

Um roteiro turístico pela capital belga não pode deixar de fora as suas principais atrações:

Grand Place/Grote Markt

Principal ponto turístico da cidade é, sem exagero, uma das mais belas praças de toda a Europa. Patrimônio Mundial da UNESCO, fascinou escritores como Victor Hugo e Baudelaire, que não poupavam elogios em seus textos. Ela é cercada por edificações lindamente decoradas de diferentes períodos e estilos, indo do barroco ao gótico.

Hôtel de Ville

O imponente prédio da prefeitura data do século 15, sendo o mais antigo da Grand Place/Grote Markt. Sua torre de 96 metros de altura domina o horizonte. Na sua parte mais alta está a estátua do santo padroeiro de Bruxelas: St. Michel. A Conference Room Council Chamber com tapeçarias e espelhos decorados é a atração principal do local.

Casa do Rei

A Maison du Roi, em estilo gótico, foi idealizada no século 15 e reformada em 1873. Atualmente, abriga o Museu de Bruxelas com uma vasta coleção de pinturas, esculturas, gravuras e fotos.

Atomium

Esse monumento “diferente” está um pouco afastado do centro histórico. Criado para a Expo de 1958, a estrutura de 102 metros de altura reproduz um átomo gigante – representando um cristal elementar de ferro ampliado 165 bilhões de vezes. Tubos com escadas no interior conectam nove grandes esferas. A mais alta abriga um observatório e o restaurante Panoramic, ambos bonita vista panorâmica de 360º. A atração recebe exposições permanentes e temporárias dedicadas a arquitetura, design e sociedade.

Manneken Pis

Localizado na esquina das ruas Du Chêne e De l’Etuve, a pequena estátua de apenas 60 centímetros do garotinho fazendo xixi é símbolo da irreverência belga. Conta a lenda que um menino teria salvado a cidade de um incêndio apagando a chama com sua urina. É a principal atração turística de Bruxelas desde o século 17.

Praça Saint Gery

Local de nascimento da cidade. O destaque é o Halles Saint-Géry, um prédio de 1881, que abrigava um antigo mercado. Atualmente, abriga exposições de arte de vários artistas.

Parc de Bruxelles

Projetado no século 18, é o mais importante parque da capital e fica bem em frente ao Palais Royal, residência oficial da realeza belga.

Igreja Notre Dame du Sablon

Erguida no século 15, guarda importante acervo de obras de arte.

Museu Real de Belas Artes

Sua coleção abrange o período entre os séculos 15 e 21. São mais de 20 mil obras, incluindo trabalhos de artistas como Rodin, Gauguin, Van Der Weyden, Hieronymus Bosch, Hans Memling, Van Dyck e Rubens.

Parc du Cinquantenaire

Distante dois quilômetros do centro, possui três grandes arcos na entrada, jardins, lagos, monumentos e museus, entre eles o Autoworld (carros), o da Aviação e o de Arte e História.

Minieuropa

Composta por réplicas em miniatura de cartões-postais famosos, como a Torre Eiffel e o Big Ben. São 300 modelos feitos com riqueza de detalhes.

Parque Laeken

Vizinho da Minieuropa, é um dos mais charmosos da capital belga. Abriga o palácio homônimo, que também serve como residência real desde o século 19. Em um conjunto de estufas com 14 mil m² são cultivadas espécies raras e plantas exóticas.

Fotos: Pixabay
MATÉRIAS RELACIONADAS
Bruxelas, um destino de boas surpresas e deliciosos clichês!
Fica a dica: compras em Bruxelas
Bruxelas: em meio a quadrinhos!
Fica a dica: bares em Bruxelas, Bruges e Ghent
Sair da versão mobile