A Pinacoteca de São Paulo está com uma exposição inusitada em suas dependências. O local, que abriga pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias, agora conta também com duas obras que utilizam espécies vegetais no pátio interno. As instalações Contenção Verde e Botânica SP, do artista plástico e paisagista Fernando Limberger, reúnem árvores, arbustos e sementes que se desenvolverão aos olhos dos visitantes durante os três meses em que ficarão naquele espaço.
O intuito do projeto é provocar uma reflexão sobre o relacionamento do homem com a natureza no espaço urbano. Um dos diferenciais da exposição é a possibilidade do público acompanhar a mutação natural da paisagem. A obra Botânica SP consiste numa grande sementeira, na qual o artista reuniu 180 espécies de sementes que coletou em expedições feitas em São Paulo, e nela o verde já começa a aparecer.
As sementes, que inicialmente estavam escondidas sob uma fina camada de areia cinza, que simula a aridez da cidade, já começaram a brotar. Cerca de 60 espécies já estão germinando e a ideia é que o público possa acompanhar a evolução dessas plantas.
Já a obra Contenção Verde une em um mesmo espaço cerca de 30 espécies entre arbóreas e arbustivas nativas e exóticas, que formam um grande volume verde cercado por grades de ferro como aquelas presentes nos parques da cidade. O trabalho tematiza sobre como as áreas verdes são segregadas na capital paulista. Na instalação, as setas das grades estão voltadas para dentro com sentido irônico de impedir que a vegetação possa vir a invadir área externa.
Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Crianças com menos de 10 e adultos com mais de 60 anos não pagam. Aos sábados a entrada é gratuita.
Serviço
Quando: até 20 de fevereiro de 2017
Endereço: Pinacoteca de São Paulo (Praça da Luz, 2) – Estacionamento gratuito
Horário: a exposição fica aberta de quarta a segunda-feira, das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h).
Telefone: (11) 3324-1000
Informações: pinacoteca.org.br
Fotos: Divulgação