A Pinacoteca de São Paulo está com uma exposição inusitada em suas dependências. O local, que abriga pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e fotografias, agora conta também com duas obras que utilizam espécies vegetais no pátio interno. As instalações Contenção Verde e Botânica SP, do artista plástico e paisagista Fernando Limberger, reúnem árvores, arbustos e sementes que se desenvolverão aos olhos dos visitantes durante os três meses em que ficarão naquele espaço.
As sementes, que inicialmente estavam escondidas sob uma fina camada de areia cinza, que simula a aridez da cidade, já começaram a brotar. Cerca de 60 espécies já estão germinando e a ideia é que o público possa acompanhar a evolução dessas plantas.
Já a obra Contenção Verde une em um mesmo espaço cerca de 30 espécies entre arbóreas e arbustivas nativas e exóticas, que formam um grande volume verde cercado por grades de ferro como aquelas presentes nos parques da cidade. O trabalho tematiza sobre como as áreas verdes são segregadas na capital paulista. Na instalação, as setas das grades estão voltadas para dentro com sentido irônico de impedir que a vegetação possa vir a invadir área externa.
Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Crianças com menos de 10 e adultos com mais de 60 anos não pagam. Aos sábados a entrada é gratuita.
Serviço
Quando: até 20 de fevereiro de 2017
Endereço: Pinacoteca de São Paulo (Praça da Luz, 2) – Estacionamento gratuito
Horário: a exposição fica aberta de quarta a segunda-feira, das 10h às 17h30 (com permanência até às 18h).
Telefone: (11) 3324-1000
Informações: pinacoteca.org.br
Fotos: Divulgação