Ícone do site Travelpedia

Horto Florestal promove semana recheada de eventos gratuitos

Fundado em 1927, o Museu Florestal Octávio Vecchi, instalado dentro do Parque Estadual Alberto Löfgren – Horto Florestal, na capital paulista, é um importante espaço para aprender sobre botânica florestal e variedade de árvores nativas do Brasil. Administrado pela Urbia desde abril deste ano, o espaço vai oferecer, entre os dias 20 e 25 de setembro, diversas atrações para os visitantes que desejam aprofundar o conhecimento sobre a fauna e flora do país. Com entrada e participação gratuita, entre as atrações estão: Primavera de Museus e o Ciclo de Aprendizado em Observação de Aves.

Primavera de Museus

Coordenada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus, a Primavera de Museus tem como objetivo promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros por meio de uma programação diferenciada. No dia 20 de setembro, o Museu Florestal Octávio Vecchi realizará uma visita mediada com foco na obra Tríptico, quadro histórico de autoria de Helios Seelinger. O roteiro será realizado às 10h, 11h, 14h e 15h.

Além desta programação, nos dias 24 e 25 de setembro, a equipe da Urbia organizou uma ação cultural para que os participantes possam escrever um cartão postal do Museu Florestal para pessoas queridas. A retirada do cartão postal é gratuita e ocorrerá em frente ao Museu das 9h às 16h.

Ciclo de Aprendizado em Observação de Aves

Durante o fim de semana, nos dias 24 e 25 de setembro, será realizado o Ciclo de Aprendizado em Observação de Aves, evento ornitológico desenvolvido pelo Centro de Estudos Ornitológicos, em parceria com a Urbia. A ideia é que os visitantes possam conhecer tudo sobre o mundo das aves.

A programação do dia 24 conta com palestras gratuitas que ocorrerão no piso térreo do Museu Florestal Octávio Vecchi. Vale ressaltar que as vagas são limitadas, apenas 50 disponíveis, e a liberação é por ordem de chegada. Confira a agenda abaixo:

Já no domingo, 25 de setembro, haverá uma atividade de campo junto com os membros do Centro de Estudos Ornitológicos, para que os participantes possam realizar a observação de aves de diferentes espécies, como: Biguá; Garça; Sabiá-laranjeira; Pica-pau; Tico-tico; Frango D’água; João de Barro; entre outros. O ponto de encontro será o Museu Florestal Octávio Vecchi e terá duração de quatro horas, das 8h às 12h.

Serviço

Para chegar ao Horto Florestal, há várias linhas de ônibus que partem do Terminal Santana e Parada Inglesa – ambos locais próximos às estações Santana e Parada Inglesa da Linha 1-Azul do metrô de São Paulo – que passam pelo local. Algumas das alternativas de ônibus que partem dos terminais mencionados acima são: 2740/41 Metrô Parada Inglesa – Horto Florestal (ponto final); 1018/10 Metrô Santana – Vila Rosa; e 1775/10 Metrô Santana – Vila Albertina. Caso o visitante opte por ir de carro, há estacionamento para veículos no parque com entrada pela Av. José Rocha Viana 62.

Foto: Urbia/divulgação

Veja também: Horto Florestal inaugura café da manhã no Palácio.

 

Sair da versão mobile