Ícone do site Travelpedia

Hotéis de 3 e 4 estrelas são os mais buscados por brasileiros

Pela primeira vez o KAYAK, ferramenta de planejamento de viagens do mundo, analisou todas as buscas feitas no site e nos aplicativos da plataforma para apresentar o Hotel Travel Report 2018, um estudo com o objetivo de mapear o comportamento dos viajantes brasileiros em relação a hotéis: que destinos têm sido mais buscados para acomodação, como nos planejamos e que perfil de hospedagem estamos procurando. Confira os sete principais achados:

  1. Destinos mais populares variam de acordo com duração da viagem

    Capitais brasileiras lideram as buscas por viagens de até 3 dias, com exceção de Foz do Iguaçu e Gramado, conhecidas por seu potencial turístico. A diária média mais cara é a da cidade gaúcha, seguida por Rio de Janeiro e São Paulo.  Ao estender o período de viagem para uma duração média (de 1 a 2 semanas), destinos internacionais ganham destaque, com Orlando e Nova York, tradicionais preferidas dos brasileiros, no topo do ranking. Fortaleza e Rio de Janeiro se destacam como opções nacionais, enquanto São Paulo, que estava em primeiro lugar, desaparece do ranking.
    .
    Para as viagens mais longas – de mais de duas semanas – o número de destinos internacionais no top 10 supera o de nacionais. São Paulo volta para o ranking – por conta, entre outros fatores, de viagens longas a trabalho. Rio de Janeiro e Fortaleza continuam destaques domésticos. “O mês mais buscado para se hospedar em viagens de todas as durações é dezembro, o que reforça a importância de datas comemorativas como Natal e Réveillon para o setor hoteleiro”, afirma o Líder de Operações do KAYAK no Brasil, Eduardo Fleury.

  2. Nacionais x internacionais – 25% das buscas foram para países estrangeiros

    Ao longo de 2017, 75% das buscas por hospedagem no KAYAK foram feitas para destinos domésticos, enquanto 25% foram para destinos internacionais.

  3. Antecedência de buscas – viagens de média duração são as mais planejadas

    A antecedência de buscas por hotéis varia bastante de acordo com a duração de viagem. Para viagens curtas, de até três dias, as buscas por hotéis são feitas, em média, com 14 dias de antecedência, contra 80 dias para viagens de média duração (uma a duas semanas) e 71 dias para viagens longas (mais de duas semanas).

  4. Tempo médio de busca – somos rápidos para pesquisar

    Os brasileiros são bastante rápidos na pesquisa por suas ofertas de hotéis – levamos, em média, 4 minutos pesquisando por hotéis para viagens curtas, contra 4 minutos e meio para viagens de média duração e dois minutos e meio para viagens longas.

  5. Dia de busca mais popular – segunda-feira é o dia de pico

    Bem como ocorre com passagens aéreas, segunda-feira é o dia em que os brasileiros mais buscam hotéis para suas viagens – o que sugere que reservamos o começo da nossa semana útil para sonhar com a próxima viagem.

  6. Categorias de hotel mais populares – três e quatro estrelas lideram
  7. Destinos em alta – Belo Horizonte e Ilhabela lideram ranking; Lake Buena Vista e Paris são destaques internacionais

    Para além dos destinos mais populares o Hotel Travel Report 2018 aponta os que mais cresceram em buscas de 2016 para 2017: Belo Horizonte e Ilhabela se destacam entre as opções domésticas, enquanto Lake Buena Vista estão em alta entre as internacionais. O levantamento ainda aponta um crescimento muito maior de buscas por hotéis em destinos domésticos. “Os dados sugerem que o uso de metabuscadores para procurar hotéis em destinos nacionais é cada vez mais comum, ao passo que, para destinos internacionais, temos muito espaço a conquistar”, completa Fleury.

Foto ilustrativa: Pixabay
Sair da versão mobile