Depois de uma primeira edição bem-sucedida, o Escritório de Turismo da ilha de Saint-Martin irá realizar, entre 11 e 22 de novembro, a segunda edição do Festival de La Gastronomie, onde chefs renomados de diferentes países e amantes da culinária caribenha foram convidados a participar do evento.
Além da beleza natural de suas 37 praias, a ilha de Saint-Martin também é admirada pela sua tradição culinária, sendo conhecida como a capital gastronômica do Caribe. Pensando nisto, em 2021, a Secretaria de Turismo de Saint-Martin deu início ao Festival da Gastronomia. Neste ano, o Escritório de Turismo irá focar na diversidade culinária da região.
Serão organizadas oficinas gastronômicas para crianças e adultos, comandadas pelos chefs locais e internacionais, com menus que serão oferecidos nos restaurantes participantes da competição. Esses menus vão se basear no tema desta edição: a banana-da-terra, um ingrediente essencial na cozinha caribenha. De 18 a 20 de novembro, a Aldeia da Gastronomia convidará o público na descoberta dos produtos locais.
A cultura local será homenageada no churrasco de demonstração do dia 15 de novembro e no concurso de mixologia de drinques do dia 21 de novembro. Os dois eventos principais do festival contarão com a presença de profissionais que serão membros do júri. Bares e restaurantes serão convidados a fazer oferecer ao público coquetéis caribenhos e churrasco típico da região.
Devido às parcerias estabelecidas com aproximadamente 15 influenciadores de Brasil, EUA, Canadá e Europa e a recepção de mais de 25 jornalistas, o Festival de La Gastronomie de Saint-Martin se apresenta como um evento para todos que desejam descobrir os sabores da ilha.
Duty Free
Além de estar no Caribe, repleta de praias e belezas naturais que fazem de Saint-Martin um paraíso, a ilha também é considerada um duty free a céu aberto. Isenta de todos os impostos sobre produtos importados, a região ultramarina francesa oferece preços atraentes e uma vasta gama de opções que vai desde joalherias, cosméticos, moda, artigos de luxo até iguarias francesas, tais como perfumes, queijos e vinhos.