Os números da edição deste ano da ILTM Latin America atestam o dinamismo do mercado de turismo de luxo, que se reuniu na última semana, de 14 a 17 de maio, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, São Paulo, para compartilhar novidades e fazer negócios. E, o TRAVELPEDIA marcou presença para conferir de pertinho. Um sucesso!
“Nesta última semana não apenas realizamos 16 mil reuniões de negócios, mas apresentamos milhares de oportunidades para os latino-americanos terem o conhecimento de novos produtos de alto padrão de 65 diferentes destinos”, relata o diretor da ILTM Latin America, Simon Mayle.
O evento reuniu 400 marcas de turismo de luxo de 65 países que desembarcaram em São Paulo com o objetivo de ampliar suas conexões com o mercado latino-americano, havendo cada uma participado de 54 reuniões de 15 minutos cada.
Com a palavra, os participantes…
De acordo com o diretor do Mandarin Oriental Hotel Group para a América Latina, Harold Torres, estar no evento vale não apenas para apresentar as novidades, como, por exemplo, suas propriedades recém-abertas em Canouan (Caribe) e Lago di Como (Itália) – informação que hoje em dia pode ser facilmente acessada online – mas para que todos tenham entendimento e diálogo com o mercado local, de maneira a receber melhor o cliente.
“Eu vejo nesta edição mais buyers da América Latina – o que justamente atende nossa estratégia que é de nos aproximarmos mais deste mercado. Além disso, todos com ótima reputação e experiência”, complementa a diretora de vendas global da Rosewood Hotels & Resorts, Bertha Guerrero.
Já para a diretora de comunicação da The Leading Hotels of the World para o Brasil, Sheila Mueller a edição tratou de um tema recorrente que os hotéis de luxo foram grandes precursores. “Tivemos a chance de apresentar produtos novos e rever propriedades icônicas da Leading”, comenta.
Para além dos produtos internacionais, novos produtos no Brasil também mostraram sinergia com o tema do evento: “Nossa experiência de bem-estar é exatamente o que a ILTM tem destacado: a conexão com a natureza no resgate do essencial. Estar presente foi também importante para abrirmos novas frentes de mercado junto aos chilenos e argentinos principalmente”, explica Lorena Trindade, do Rituaali Clínica & Spa.
O papel do agente de viagem nunca foi tão importante, sejam as operadoras ou buyers individuais, de modelo pequeno de negócio, as chamadas agências boutique. O serviço de customizar uma viagem, com o valor do expertise agregado, é o grande diferencial do trabalho destes profissionais. Dentre os 400 agentes de viagem, 25% eram novos, que chagaram de 40 cidades, 14 países diferentes: 22 no Brasil e 18 da América Latina, de países como Equador e Guatemala, ambos estreantes no evento.
BACK TO LIFE – O tema desta edição foi uma ode ao bem-estar e ao incentivo à reconexão com o “eu” por meio da natureza. “Observamos que muitas pessoas estão viajando a destinos como Amazônia, Patagônia e Escócia. Há uma busca por oportunidades de detox, no sentido de dar uma desacelerada no uso de gadgets e tecnologias, e investir em experiências reais de conexão com o entorno e nós mesmos”, destaca o diretor da ILTM Latin America.
A próxima edição acontecerá de 5 a 8 de maio de 2020, no mesmo local, o Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.