Ícone do site Travelpedia

As saborosas influências na gastronomia de Seychelles

O arquipélago de Seychelles foi habitado por muitos povos desde seu descobrimento por Vasco da Gama, em 1502. A colonização francesa ocorreu apenas em 1770 e trouxe consigo um pequeno grupo de europeus, indianos e africanos. Em 1814, os britânicos passarasm a governar o arquipelago até sua independência, em 1976. Tudo isso mostra a diversidade de culturas do destino e é possível imaginar o resultado de tantas influências. A mistura é perceptível desde a arquitetura seychellois, nas línguas oficias, na população até na sua imperdível gastronomia.

A cozinha creole tem um sabor único, apresentando as sutilezas da culinária francesa, o exotismo dos pratos indianos e os sabores picantes do Oriente. Ao longo do tempo, as especiarias foram se misturando até criar um sabor distinto, doce, picante, e temperado. Entre os pratos favoritos do país estão os peixes grelhados ou polvos regados a um molho de pimentões, gengibre e alho. Falando de molhos, inclusive, há uma variedade deliciosa preparados com leite de coco, que deixa qualquer prato apetitoso aos olhos e paladar.

Por ser um conjunto de ilhas, os pratos mais populares de sua cozinha são à base de peixes e frutos do mar, além de pimentões que estão sempre presentes. Os alimentos, sempre frescos, muitas vezes são encontrados diretamente em uma horta ou um barco de pesca. A variedade de preparos e ingredientes é vasta. Só de pimentões há dez tipos diferentes, cada um indicado para um tipo de prato.

Em relação aos peixes, alguns exemplos são o red snapper, conhecido como bourzwa, que possui uma coloração avermelhada, usado para um dos pratos mais tradicionais do país, o Seychelles fish curry; o job-zob, de carne branca; o atum, muito diferente do que conhecemos no Brasil; as cavalas reais, denominadas kingfishou wahoo; e o karang. Eles podem ser servidos fritos, assados, grelhados, ao curry ou crus, com legumes cozidos ou chutneys de abóbora, manga verde ou berinjela.

Um prato bem típico da cozinha creole é um puchero com salsa de chile. Mesmo os acostumados com o sabor picante devem ter cuidado, pois a pimenta destas ilhas recebe o apelido de “fogo infernal” e é bem forte. Também são comuns os pratos de carne e aves aromatizados com especiarias do país.

Seychelles também tem sua parcela de comidas exóticas. Rousettes, por exemplo, significa morcegos frugívoros. Os animais são servidos em vários restaurantes, com diferentes técnicas de preparo. Além disso, chutney de tubarão também faz parte da cozinha local, feito com a carne do animal, pepino, limão, açafrão e outros temperos. Normalmente é servido com lentilhas e mamão verde com arroz. A salada de polvo fresco com cebolas, tomates e suco de limão, servida logo antes do prato principal, também é bem popular.

Fotos: divulgação

Matérias relacionadas:

travelpedia.com.br/seychelles-destino-de-experiencias-exclusivas/

travelpedia.com.br/seychelles-para-vivenciar-a-dois

travelpedia.com.br/turismo-sustentavel-em-seychelles

travelpedia.com.br/seychelles-paraiso-em-forma-de-arquipelago

Sair da versão mobile