O lançamento do guia turístico ilustrado Caminhos de Villaronga promete uma imersão completa no legado do renomado pintor e decorador catalão José Maria Villaronga. Programado para 4 de novembro, às 14h, no Centro Cultural Cazuza, em Vassouras (RJ), o evento traz à tona a contribuição do artista para a preservação histórica e cultural do Vale do Paraíba. Esse projeto é uma iniciativa do Instituto Aupaba, com apoio do Governo da Catalunha. Assim, ele desenha um roteiro que atravessa casarões, fazendas e igrejas decoradas por Villaronga em 15 municípios fluminenses e paulistas.
Instituto Aupaba
Fundado em 2023, o Instituto Aupaba atua como um hub de projetos voltados ao desenvolvimento sustentável. Bem como à transformação social por meio do turismo. Ele está sob a liderança de Luciana De Lamare, profissional com mais de 20 anos de experiência no setor. O Instituto é composto por uma equipe de 45 membros que colaboram para a promoção de ações de impacto nas áreas cultural, ambiental e social. Com uma governança transparente e idônea, a organização visa preservar o patrimônio e impulsionar o turismo como vetor de crescimento econômico.
Celebrar o legado de Villaronga significa redescobrir as raízes artísticas do Vale do Paraíba. Bem como vivenciar a beleza histórica que ele capturou. Por fim, esse lançamento é um convite para explorar a riqueza do patrimônio regional, por meio de um roteiro que mescla história, arte e cultura.