O Instituto sem fins lucrativos iniciou-se com o projeto Chefs Especiais – Down Cooking, desenvolvido em 2006, por Simone Berti e Márcio Berti, casal que decidiu doar parte de seu tempo para uma causa social voltada para pessoas com Síndrome de Down.
Consistia em encontros mensais com chefs e voluntários variados, convidados pelo casal. Eram chamados de 15 a 20 participantes por aula, separados em grupos com três alunos e um auxiliar. Os presentes participavam de um rodízio, assim como os voluntários e chefs, para que todos tivessem oportunidade de participar.
Diante do sucesso das aulas e do grande número de interessados cadastrados, percebeu-se que estava cada vez mais difícil atender esse número crescente, e os convites para os encontros estavam cada vez mais espaçados um do outro. Pensando nisso, o casal resolveu criar o Instituto Chefs Especiais, que tem a missão de promover oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para jovens especiais, particularmente o Down e suas famílias. A fim de se manter, o instituto conta com a colaboração financeira de empresas e de pessoas físicas.
Agora, o instituto tem o objetivo de levar executivos e gestores a rever valores e enxergar o mundo com um novo olhar, e, ao mesmo tempo, permitir a troca de experiências que beneficie jovens cozinheiros com Síndrome de Down, realizando o projeto Vivência com Chefs Especiais. Na ação, são formados grupos de profissionais que ocupam altos cargos no mundo corporativo, na mesma área de atuação, para cozinharem juntos de alguns dos jovens atendidos pela instituição, sempre orientados passo a passo por um chef de cozinha.
Após o término dos pratos – uma entrada, um prato principal e uma sobremesa – os grupos degustarão as delícias preparadas e os convidados receberão certificados. A vivência dura em torno de três horas, e ocorre na sede do Instituto, localizado na Rua Catanduva, 132 – Higienópolis, São Paulo (SP).
Em cada grupo, poderá participar no máximo 12 profissionais da empresa parceira e seis Chefs Especiais. Há a opção de escolha do horário pela manhã ou à tarde. Já participaram do projeto as empresas Friboi, Ashoka, Boehringer Ingelheim, JBS, Up Plan, CASACOR, Libbs, Festo, Mont Blanc, In’ Omertà, Dow, Mont Blanc e Marcia Brunello Arquitetura.
Fotos: Divulgação