Os passageiros que planejam viagens aéreas na Europa podem esperar um caos desde que as autoridades europeias decidiram que todos os aviões modelo Boeing 737-8 MAX devem ficar em solo. Isso sem contar que, já estamos percebendo que o setor aéreo está quase no limite de capacidade devido ao excesso de turistas, e esperamos que esse número continue aumentando a cada ano.
Com isso em mente, muitas companhias aéreas podem não ter a capacidade de usar outros aviões para transportar passageiros extras; até porque elas normalmente não têm uma aeronave extra para cada voo. Se as empresas agissem rápido e olhassem adiante, poderiam evitar problemas rearranjando voos. No entanto, sem uma ação proativa, essa situação poderia levar a voos cancelados ou com overbooking e, em última instância, a não permissão de embarque.
As companhias aéreas precisam cuidar de seus passageiros, no entanto, como a UE decidiu fechar temporariamente seu espaço aéreo para todos os Boeing 737 MAX os cancelamentos de voo são considerados fora do controle das companhias aéreas e, portanto, não dão direito a compensação financeira dos passageiros. A AirHelp traz dicas de como proceder devido aos problemas com aeronaves da empresa americana:
Então se o voo de um consumidor é cancelado como resultado disso, que recurso se tem? Algo assim seria coberto pelo seguro de viagem?
Os direitos do consumidor e o recurso para obter compensação dependem das circunstâncias – que podem incluir os aeroportos de onde os voos estão saindo ou de voar – e do país de origem da empresa aérea. As interrupções no voo que são consideradas como falha da companhia geralmente dão aos viajantes a possibilidade de indenização, independentemente dele ter uma viagem segura.
No entanto, como as autoridades em diversos países do mundo – especificamente na China, Indonésia, Cingapura, EUA, Austrália, Malásia, Omã, Índia, Irlanda e UE – decidiram pelo impedimento de todos os aviões Boeing 737 MAX voarem por razões de segurança, isso é considerado uma circunstância extraordinária na maioria das regulações, como a lei europeia de passageiros EC 261 e a Convenção de Montreal, e são situações em que os viajantes não são elegíveis para compensação.
Os consumidores devem proativamente remarcar viagens futuras se estiverem configuradas para ocorrer com um Boeing 737 MAX?
Sim. E devem também considerar a redefinir em vez de cancelar seus planos de viagem em uma aeronave diferente, já que os viajantes que cancelarem seus voos não poderão solicitar compensação se decidirem fazê-lo. Como empresa líder mundial em direitos de passageiros aéreos, na AirHelp acreditamos que a segurança dos viajantes, membros da tripulação de empresas aéreas e suas famílias deve ser sempre a principal prioridade.
A AirHelp é a maior organização do mundo especializada em direitos de passageiros aéreos, ajudando os viajantes a obter compensação por atrasos ou cancelamentos de voos e em casos de recusa de embarque. A empresa, que já ajudou mais de 10 milhões de pessoas, está disponível em 30 países e conta com mais de 600 funcionários.