Tem novidades em Israel! Pois agora é possível virar arqueólogo por um dia em escavações. Enquanto que Tel Aviv ganhou um novo espaço para as famílias LGBT+. Por fim, tem ioga gratuita com vista para o mar. Além de uma movimentada agenda de atividades, como a tradicional Maratona de Jerusalém receberá. Confira!
Centro LGBT+ de Tel Aviv
Tel Aviv é conhecida por ser uma das cidades mais acolhedoras para gays, lésbicas, bissexuais e pessoas trans e não é só no discurso. Por isso, não é surpresa que, o Centro LGBT+ de Tel Aviv, que funciona desde 2008, inaugurou, em janeiro, mais um novo espaço. O centro familiar. Dessa maneira oferece ajuda a famílias LGBT+ da cidade e endereça vários aspectos da vida familiar da comunidade.
Embora a municipalidade de Tel Aviv já promova valores de tolerância, aceitação e diversidade desde a infância nas instituições educacionais da cidade, o novo centro adiciona um espaço importante para a equidade da comunidade.
Assim sendo, o centro familiar oferece um ambiente de suporte social em capítulos significativos da vida. Indo desde explorar opções para ter filhos e sua criação, a desenvolvimento de relacionamentos, até o dia-a-dia familiar. Nesse sentido, desenvolve workshops, atividades e eventos. Bem como oportunidades de conexões, grupos de apoio a pais com crianças trans, terapias de casais e de família, atividades para as crianças e aconselhamento legal.
O Centro LGBT+ de Tel Aviv foi o primeiro do tipo a ser estabelecido por uma municipalidade e é um dos principais organizadores da Parada LGBT+ de Tel Aviv, uma das mais importantes do mundo e que acontecerá em 12 de junho de 2020, com expectativa de 250 mil pessoas.
Arqueólogo por um dia
A Autoridade dos Parques Naturais de Israel anunciou uma nova atividade para locais e turistas: virar arqueólogo(a) por um dia. O programa “Digging Through Time” (Cavando Através do Tempo) prevê de 2 a 3 horas de atividade, para famílias e grupos.
A ideia é escavar e desvendar uma vila judaica antiga no Parque Nacional Korazim, no coração do que é uma magnífica sinagoga restaurada. Até o momento, os trabalhos, conduzidos por um arqueólogo especialista em inglês ou hebraico, já tiraram da terra cerâmica, vidro, moedas e até uma coleção completa de moedas de ouro e prata.
Como parte da experiência, é possível incluir um tour pelo sítio arqueológico e uma oficina de artesanato antigo. Para acessar esse e outros parques nacionais, a entidade disponibiliza o Israel Pass que oferece opções que permite acessar 3, 6 ou todos os parques nacionais. O cartão ainda oferece uma opção com desconto em transporte e atrações. Informações e reservas pelo e-mail: korazim@npa.org.il.
Ioga gratuita à beira-mar
Que tal tratar sua mente, corpo e alma em uma sessão matinal de ioga semanal gratuitamente olhando para o mar? Realizado até 26 de junho no porto da cidade (Tel Aviv Port), próximo ao carrossel, instrutores de ioga da EllaYoga ajudam os interessados a dar o pontapé inicial. E através de uma aula divertida e zen. Leve seu tapete de ioga, vista sua roupa de treino favorita e prepare-se para desestressar. Não é necessária experiência. E nem precisa fazer reserva.
Maratona de Jerusalém
A Maratona Internacional de Jerusalém (em 20 de março) é um dos eventos mais animados da cidade, atraindo milhares de locais e turistas que vão para participar, ou apenas assistir corredores amadores e profissionais do mundo todo. Tendo como pano de fundo as magníficas vistas e ruas de Jerusalém, cheias de história, essa é uma das maratonas mais incríveis do mundo, que acontece anualmente desde 2011.