Ícone do site Travelpedia

Istambul e seus principais pontos turísticos

Ontem começamos a semana dando início a um especial sobre um destino fascinante, a encantadora Istambul, cidade turca dividido entre a Ásia Ocidental e a Europa. Até sexta ainda vamos falar de gastronomia, compras e o famosos banhos turcos. Então não perca! Ao final de cada matéria terá sempre link para as anteriores, então vai fica fácil acompanhar e assim, caso planeje ir para lá, ficará fácil montar o roteiro. Como informamos no post inicial, hoje é a vez de falar dos principais pontos turísticos, e não tem como começar sem ser pela famosa Mesquita Azul, ou Mesquita do Sultão Ahmed.

É uma das obras-primas que a cidade ostenta com orgulho. Localizada em frente da Basílica de Santa Sofia – também conhecida como Hagia Sophia – e separadas por um bonito jardim, é a única em Istambul que possui seis minaretes. O seu magnífico exterior não faz sombra a seu suntuoso interior. A luz entra através das suas 260 janelas em 36 cúpulas, iluminando os mais de 20 mil azulejos de Izmir que decoram suas colunas e arcos.

Construída entre 1600 e 1616, conta a lenda que o sultão Ahmet pediu ao arquiteto um minarete de “ouro”, o que teria sido entendido como “seis”. Ambas as palavras têm som similar no idioma turco. Não importa se é verdade ou não, pois o resultado ficou primoroso.

Turistas usam uma entrada separada e dentro da mesquita também ficam separados dos muçulmanos. Um enorme tapete forra o interior. Não é permitida a entrada com sapatos, sendo necessário tirá-los à porta. Há saquinhos para guardá-los. Pessoas com roupas que mostrem os ombros e pernas são impedidas de entrar. É recomendável usar roupas discretas e levar lenços ou pashiminas para cobrir a cabeça, ombros e pernas.

Basílica de Santa Sofia – ou Hagia Sofia

Atravesse o jardim e vá até a Hagia Sofia. Ela é espetacular. A igreja, inaugurada em 360 d.C. suportou os ataques dos conquistadores, revoltas populares, incêndio e terremotos. Em 1453, o sultão do Império Otomano, Mehmet II, conquistou Constantinopla e ordenou que a catedral bizantina fosse convertida em uma mesquita. Seus mosaicos foram cobertos, pintados e rebocados. Descobertos no século 19, foram restaurados minuciosamente e novamente exibidos a partir de 1931. Três anos depois, Mustafa Kemal Ataturk ordenou que fosse transformado em um museu.

Palácio Topkapi

Foi sede do Império Otomano durante quatro séculos. Construído no século 15 após a queda de Constantinopla, tem amplos jardins e uma rica coleção de arte. Os salões do harém do sultão guardam um magnífico tesouro, joias, armas e vestimentas da época.

Mesquita Süleymaniye – a Mesquita de Solimão

O roteiro de visitas às mesquitas de Istambul deve passar necessariamente pela imponente Mesquita Süleymaniye, também conhecida como Mesquita de Solimão. Construída em homenagem ao maior de todos os sultões, Solimão, o Magnífico, o grande complexo guarda o tumulo do monarca e de seus familiares.

Praça Sultanahmet

Localizada em frente ao Grande Palácio, era o Hipódromo de Constantinopla na época do Império Bizantino. Ponto de encontro e coração da vida política e social da cidade, no local eram realizadas corridas de cavalos, desfiles e outros eventos. Do antigo hipódromo sobraram apenas alguns monumentos como o Obelisco Teodósio, que foi feito no Egito, e a Coluna Espiral, também conhecida como Coluna da Serpente, já que tinha três cabeças de serpente em seu topo.

Grande Palácio e o Museu de Mosaicos

Um pouco da história de Constantinopla pode ser apreciado no Museu de Mosaicos do Grande Palácio, localizado em uma rua atrás da Mesquita Azul. O chão do antigo Grande Palácio de Constantinopla era coberto por um mosaico gigante, com cerca de 4 mil metros quadrados. Uma parte foi restaurada e aberta à visitação.

Torre de Gálata

Do lado oposto ao Chifre de Ouro está a vibrante região comercial de Beyoglu, onde a Torre de Gálata se destaca no alto de uma colina. Lugar ideal para apreciar vista da cidade. Ela tem 66 metros de altura e domina a paisagem de Istambul. Tente programar a vista para o final da tarde e aproveitar o esplendoroso pôr do sol. No local há, também, cafés e um restaurante com visão panorâmica de 360 graus da cidade. Construída sobre as fundações de um farol bizantino no século 14, a antiga fortaleza genovesa oferece uma incrível vista do Bósforo e das mesquitas do Chifre de Ouro.

Palácio de Dolmabahce

Na mesma região estão algumas belas igrejas, mosteiros e edifícios históricos. Muitos desses edifícios foram transformados em charmosos ateliês, restaurantes e hotéis-butique. O Palácio de Dolmabahce, uma luxuosa residência do período do sultanato otomano é a principal atração do bairro.

Em meados do século 19, o sultão Abdul Mecit, cansado do Topkapi, projetou sua nova morada. Para tanto, não poupou recursos ao construir o palácio. Seus ambientes luxuosos incluem um lustre que veio do Reino Unido, uma escadaria de cristal encomendada à Baccarat e torneiras de prata maciça no banheiro principal. Até o Salão Azul, ambiente utilizado pelas mulheres do harém, possui objetos e decoração de luxo.

Foi a residência de seis sultões e local onde faleceu o primeiro presidente da Turquia, Mustafa Kemal Ataturk. Abre diariamente das 8h30 às 16h. Fecha às quintas. É recomendável chegar cedo, pois há um limite diário de visitantes.

Antigas muralhas de Constantinopla

Elas também valem uma visita, apesar de estarem um pouco afastadas da região central da cidade. No local também está igreja de São Salvador em Chora. Construída no século 11, concentra mosaicos bizantinos de inestimável valor, além de obras que narram passagens da vida de Cristo e de Maria. Entre elas, destaque para “Sono da Virgem” e “Jornada a Belém”. Fecha às quartas-feiras.

Cisterna da Basílica

Istambul tem várias cisternas mas, essa é a mais importante e está entre as atrações mais visitadas. Foi construída no período bizantino para guardar a água caso seus aquedutos fossem destruídos durante alguma invasão. Nos arredores da Basílica de Santa Sofia, tem capacidade para armazenar 80 mil metros cúbicos de água.

Foi construída por Justiniano no ano 532 para armazenar água para o Grande Palácio e outros edifícios próximos. O teto tem 9 metros de altura e é suportado por 336 colunas de mármore que estão dispostas em 12 filas de 28 colunas cada. As colunas mais famosas são as duas que estão apoiadas em estátuas com a cabeça da medusa.

Fotos: arquivo pessoal e Shutterstock (destaque)

.

Matéria relacionada:

Dividida entre o Ocidente e o Oriente, Istambul tem tudo para agradar

 

Sair da versão mobile