Ícone do site Travelpedia

Dividida entre o Ocidente e o Oriente, Istambul tem tudo para agradar

Diversos são os adjetivos capazes de definir Istambul, a maior cidade da Turquia. Surpreendente, encantadora, fascinante, vibrante e muitos outros. Dividida entre a Ásia Ocidental e a Europa – apenas 3% do seu território -, reúne tudo o que um turista pode desejar em uma viagem. História, belezas naturais, gastronomia, compras e muito mais.

Palácios, mesquitas, igrejas e bazares históricos dão à cidade uma atmosfera mágica e singular. Principalmente durante a primavera, quando fica enfeitada com mais de 3 milhões de tulipas plantadas em praças, parques e canteiros nas ruas.

O Oriente e Ocidente estão divididos pelo Estreito de Bósforo. Experimente parar sobre uma das pontes ao entardecer para observar suas margens iluminadas por uma delicada luz avermelhada refletindo sobre o que foi a capital do Império Romano, de Bizâncio e do Império Otomano. O visual é deslumbrante e o cenário da antiga Constantinopla retrata o esplendor da cidade.

Apesar do passado glorioso com mais de 2 mil anos de história, Istambul hoje vive dias de modernidade e efervescência. Para entender melhor, nada como começar com um cruzeiro pelo Bósforo. Embarque em um dos catamarãs que cruzam o estreito e tenha uma visão privilegiada dos seus principais pontos turísticos, como as torres de Gálata e a de Leandro, além de admirar o skyline da cidade pontilhada por edifícios modernos e inúmeras mesquitas.

As zonas históricas de Istambul foram declaradas patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1985, pelos seus importantes monumentos e ruínas. Mas Istambul não é uma cidade velha e presa a hábitos antigos e tradicionais do seu povo. Atualmente, jovens mulheres de cabelos coloridos e maquiagem exagerada misturam-se às muçulmanas com seus véus sobre a cabeça.

No lado europeu, na região conhecida como Chifre de Ouro, estão os principais pontos de atração turística. Lá estão mesquitas, igrejas, sinagogas e palácios históricos. Entre as atrações imperdíveis destaco a antiga Basílica de Santa Sofia, a Mesquita Azul e o Palácio de Topkapi.

Confira amanhã mais sobre estes e outros pontos turísticos, pois daremos continuidade ao longo desta semana com nosso especial Istambul. Não perca!
Mas, antes, deixamos aqui algumas informações básicas para facilitar a vida na hora de planejar uma viagem para lá. Confira!

ONDE FICA: Istambul é a principal porta de entrada da Turquia, país limitado a Nordeste pela Geórgia e Armênia; a Leste pelo Irã; ao Sul com o Iraque e Síria; e ao Norte-Oeste pela Grécia e Bulgária. A cidade está localizada no estreito do Corno de Ouro e o Bósforo, que a divide em duas partes, conectando o Mar de Mármara com o Mar Negro e separa fisicamente a Europa e a Ásia.

Tem pouco mais de 8,8 milhões de habitantes, constituída em sua imensa maioria, por muçulmanos e uma minoria de cristãos e de judeus. O distrito de Sultanahmet é considerado o centro histórico de Istambul, a área mais antiga da cidade.

QUANDO VIAJAR: As melhores épocas para viajar são entre abril e junho (primavera) e setembro e outubro (outono), quando as temperaturas giram em torno dos 15ºC e as atrações estão menos cheias. Chove bastante durante o outono e o inverno, quando as temperaturas podem ficar bem baixas, podendo, inclusive, nevar.

CONSULADO GERAL DO BRASIL EM ISTAMBUL

Askerocağı Cad. nº 6 – Süzer Plaza – 4º andar.

Informações: istambul.itamaraty.gov.br

COMO CIRCULAR

Para se locomover em Istambul é recomendável adquirir o cartão recarregável Istanbulkart. Além de poupar tempo e dinheiro é possível vende-lo nas estações antes de deixar a Turquia.

Pode ser usado em ônibus, bonde, balsa, funicular, metrô e metrobus (ônibus com uma rota especial).

FICA A DICA

Diversas atrações turísticas de Istambul têm longas filas para a compra de ingressos. É possível comprar os tickets antecipados para a Hagia Sophia, Museu Arqueológico de Istambul, Museu Chora Palácio e Harém Topkapi, entre outros através do site .

COMO CHEGAR
Foto: Divulgação

A Turkish Airlines oferece voos diretos entre São Paulo e Istambul. O tempo da viagem até o Aeroporto Internacional de Istambul Ataturk tem duração de 12h30. O aeroporto fica no lado europeu da cidade e distante 20 km do centro. Informações: tel. (11) 3371-9600.

ONDE FICAR

Istambul dispõe de diversas opções de hospedagem. Desde empreendimento de grandes redes, hotéis luxuosos ou menores, até os bed and breakfast e albergues. Também é possível alugar apartamentos de temporada, uma opção que sai bem mais em conta. Ficar hospedado em Sultanahmet, a chamada cidade antiga, é uma boa opção, pois a maioria das principais atrações turísticas estão concentradas na região.

Informações: istanbul.gov.tr

Fotos:  Roberto Maia e Shutterstock (destaque)
Sair da versão mobile