Por conta da pandemia da Covid-19 ainda não é possível embarcar em uma viagem para visitar o Japão. Entretanto nada impede de sonhar e começar a planejar para o futuro. Assim, quem curte praias e dias ensolarados, o verão japonês reserva agradáveis surpresas. Formado por mais de 6 mil ilhas, o país possui em sua costa diversas opções para quem busca um refúgio à beira-mar para descansar, aproveitar a beleza natural e as experiências únicas.
A Organização Nacional do Turismo Japonês (JNTO) indica as três melhores praias, entre as centenas no país. Verdadeiros paraísos escondidos, são refúgios com águas cristalinas e areias brancas. Certamente são destinos ideias para fugir de aglomerações e aproveitar a tranquilidade à beira-mar durante as férias.
Embora estejam fora do circuito popular do verão japonês (junho a agosto), essas praias oferecem boa estrutura para os visitantes, bem como atividades aquáticas: passeios de caiaque e mergulho para conhecer a fauna marinha local.
Praia de Kondoi – Ilha Taketomi (Okinawa)
Okinawa é a província queridinha dos japoneses para as férias de verão. O conjunto de ilhas abriga dezenas de praias deslumbrantes. Contudo, uma delas, a pequena Ilha Taketomi, esconde a mais bela: a Praia de Kondoi.
Localizada no lado oeste, este paraíso escondido tem fácil acesso e fica a 15 minutos a pé do vilarejo central da ilha. A praia possui um extenso quebra-mar de corais, o que faz das águas que banham as areias claras de Kondoi tranquilas e de um azul vibrante. Ela possui estrutura para receber banhistas e ao final do dia o pôr-do-sol proporciona um espetáculo à parte.
A Ilha Taketomi possui apenas cinco quilômetros quadrados e um vilarejo central a ser explorado. No local, quase não há carros, então o passeio pode ser realizado a pé ou de carrinho de búfalo, meio de transporte tradicional local.
Como chegar – Para chegar ao vilarejo é necessário pegar uma balsa na ilha vizinha a Ishigaki. A viagem dura apenas 15 minutos. Ishigaki, por sua vez, possui aeroporto e recebe voos diretos de Osaka e Tóquio.
Onde ficar – A vizinha Ilha Ishigaki possui diversas acomodações turísticas.
Praia de Yonaha Maehama – Ilha Myako (Okinawa)
Ainda na província de Okinawa, existe uma ilha que é pouco conhecida, mas que reserva belezas intocadas. É a Praia de Yonaha Maehama, classificada entre as melhores do Japão. Com sete quilômetros de extensão, é digna de um cartão postal perfeito de férias de verão. Possui guarda-sóis e cadeiras disponíveis para passar um dia tomando sol e aproveitando o mar. Também estão disponíveis atividades como mergulho, jet skis e banana boats. Yonaha Maehama possui boa infraestrutura para banhistas, com chuveiros e instalações sanitárias nas proximidades.
A Ilha Miyako é a quarta maior do arquipélago de Okinawa. A maior parte da população se concentra na cidade de Hirara, na costa norte. Além da Praia de Yonaha Maehama, o local abriga outras atividades interessantes como um passeio pelo Jardim Botânico tropical em Hirara. Com mais de 1,6 mil variedades de plantas e árvores, oferece uma vista incrível do mar esmeralda e do farol em Higashi-Hennazaki, ponto mais ao sudeste da ilha. Há, ainda, um curioso monumento ao imposto, chamado de Nintozei-ishi.
Como chegar – A única maneira de chegar à Ilha Miyako é de avião a partir de Tóquio, Osaka, Naha (Okinawa), Ishigaki ou Tarama. Para visitar as praias e passear pela ilha é possível alugar um carro ou utilizar o serviço de táxi disponível. No centro da ilha é possível alugar bicicletas e lambretas.
Onde ficar – A ilha possui diversas opções de hospedagens.
Praia de Yurigahama – Ilha Yoron (Kagoshima)
Na província de Kagoshima, é conhecida como “praia fantasma”. E o motivo é que ela aparece e desaparece na costa da Ilha Yoron de acordo com a maré. Não há um local fixo e o ponto de partida para encontrá-la é a bela Praia de Okaneku. Os horários de maré e o conhecimento dos locais podem ajudar a determinar quando e onde a Praia de Yurigahama vai aparecer.
Tanto Okaneku, quanto Yurigahama, são ideias para se bronzear e nadar em dias ensolarados. Elas estão localizadas na Ilha de Yoron, em Kagoshima, que pertence ao Parque Quasi-Nacional Amami Gunto. A ilha é famosa por suas águas transparentes e pela disponibilidade de esportes aquáticos, como caiaque e mergulho.
Além disso, a Yoron possui algumas atrações curiosas, além da “praia fantasma”. Ao visitar o local, o turista encontrará uma aldeia quase grega e uma estação de trem para lugar nenhum. Uma tradição da ilha é receber os visitantes com o jogo “Yoron Kenpo”, um ritual cerimonial de bebida e as pessoas que se reúnem devem beber enquanto fazem uma declaração seguindo algumas regras estabelecidas.
Como chegar – Apesar de pertencer à província de Kagoshima, no continente, Yoron está localizada mais perto de Okinawa. Para chegar há voos diretos de Naha (Okinawa), ou da cidade de Kagoshima. Há, ainda, a opção de pegar uma balsa que parte de Kagoshima e para em Yoron, a caminho de Okinawa. A viagem dura cerca de 20 horas. De Okinawa, o destino fica a três horas de balsa do Porto de Motobu.
Onde ficar – A Ilha de Yoron possui diversas opções de hospedagem.
Dicas para aproveitar o verão nas praias japonesas
- O Japão tem como característica as quatro estações do ano bem definidas. Isso significa que, durante o verão, o clima é quente e o sol não está a passeio. Portanto, além da roupa de banho e vestimentas leves, recomenda-se levar e abusar do protetor solar.
- As praias são extremamente limpas e é costume no país não deixar sujeira nos locais públicos. Então é recomendável sempre levar uma sacola para recolher o próprio lixo.
- Para as pessoas que gostam de cerveja, o verão japonês é a época ideal para experimentar as variedades do país e se refrescar com a bebida à beira-mar. É permitida a ingestão de bebidas alcoólicas nas praias para maiores de 20 anos.
Atenção – Devido à pandemia, as restrições de viagem estão mudando continuamente e se adaptarão conforme a situação evolui globalmente. A JNTO recomenda visitar seu site para obter as últimas notícias sobre o Japão e as restrições de viagens relacionadas à Covid-19.
Informações: japan.travel/pt
Foto do destaque: Pixabay
MATÉRIAS RELACIONADAS
Floração das Sakuras é espetáculo da primavera no Japão
Beleza fugaz – Floração das cerejeiras marca chegada da primavera no Japão