Ícone do site Travelpedia

João Pessoa, onde o sol nasce primeiro nas Américas

O litoral da Paraíba tem 130 quilômetros de extensão e muitas praias quase desertas com águas azuladas e esverdeadas e ornadas por imensos coqueirais. O ponto de chegada e partida para tantos lugares bonitos é a capital João Pessoa, que merece ser conhecida já que reúne muitos atrativos naturais e históricos.

João Pessoa é a capital mais arborizada do Brasil e reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das mais verdes do mundo. Terceira cidade mais antiga do País, possui inestimável patrimônio histórico, artístico e cultural.

Foto: Zé Marques/PBTur/divulgação

Para começar, reserve um dia inteiro para conhecer o centro histórico de João Pessoa, que preserva um belo conjunto arquitetônico. Entre os destaques estão o prédio do antigo Hotel Globo, famoso nos seus tempos áureos e muito concorrido na hora do chá da tarde, momento em que a elite local se reunia para apreciar o pôr do sol no Rio Sanhauá.

Igreja Nossa Senhora do Carmo em João Pessoa (Foto: Roberto Maia/Travelpedia)

Há, também, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, do século 18, o casario da Praça Antenor Navarro e o belo Casarão de Azulejos, que tem sua fachada revestida de cerâmica portuguesa.

Já o Centro Cultural São Francisco merece uma visita mais demorada. Trata-se de um complexo histórico com igreja e capela em estilo barroco, dois museus, uma fonte e relógio de sol. O conjunto reúne o Convento de Santo Antônio e a Igreja de São Francisco, construída em 1770, que tem um belíssimo acabamento.

O sol nasce antes das 5h da manhã

João Pessoa está localizada no ponto mais estremo ao leste do Brasil, onde o sol nasce primeiro nas Américas – antes das 5h. E o marco principal é Praia da Ponta do Seixas.

Comece o dia com uma caminhada ou corrida pela orla da Praia de Cabo Branco, que fica fechada aos veículos, diariamente pela manhã, e exclusiva à prática de atividades físicas. É lá que está o Farol do Cabo Branco, construído em cima de uma falésia, local de onde se tem uma bela vista panorâmica.

Estação Ciência (Foto: Toddy/PBTur/divulgação)

Próximo também está a Estação Cabo Branco de Ciência, Cultura e Artes. Projetada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 2008, o complexo com mais de 8,5 mil m² foi criado com o objetivo de levar, gratuitamente, cultura, arte, ciência e tecnologia à população.

Foto: PBTur/divulgação

A capital paraibana tem outras sete praias urbanas, sendo as mais frequentadas as de Tambaú e Manaíra. Reserve um dia para conhecer, curtir e mergulhar no conjunto de corais de Picãozinho, distante apenas 700 metros da costa. Diariamente, catamarãs partem da Praia de Tambaú com destino ao local que, durante a maré baixa, se transforma em uma imensa piscina natural em mar aberto.

Primeira praia de nudismo do Nordeste

Foto: Cacio Murilo/PBTur/divulgação

Mesmo quem nunca foi à Paraíba sabe que é lá que está a famosa Praia de Tambaba, que ganhou fama por ter sido a primeira praia de nudismo do Nordeste brasileiro. Ela está localizada ao sul de João Pessoa – distante cerca de 20 quilômetros -, no município de Conde.

Se você tiver coragem de ir à praia do jeito que veio ao mundo, usando somente protetor solar sobre o corpo, certamente irá se encantar com um paraíso natural inigualável, em que se destacam belas falésias, restinga e coqueiral.

Entretanto, se não estiver preparado para tirar toda a roupa, aproveite para curtir as não menos bonitas praias de Coqueirinho e Bela.

Praias deserta no Litoral Norte

Pôr do Sol do Jacaré (Foto: Maria Angelica Spinola Yamaguchi/Pixabay)

Depois de conhecer todas a trações de João Pessoa, vale à pena alguns passeios tipo bate e volta com destino ao litoral norte. A rota inclui os municípios de Cabedelo, Lucena, Rio Tinto, Baía da Traição e Mataraca, que têm em comum as paisagens encantadoras, muitas praias desertas, falésias coloridas, mangues exuberantes, rios cristalinos e até aldeias de índios Potiguaras.

Cabedelo Destino da maioria dos turistas todos os dias no final da tarde. E o motivo é que é lá que todos se reúnem para apreciar o espetáculo do pôr do Sol do Jacaré, sempre por volta das 17h, na praia fluvial do Rio Paraíba e ao som de “Bolero” de Ravel executado por um saxofonista e um violinista.

Prefira passar um dia inteiro por lá e não chegar apenas pouco antes do pôr do sol. Em termos históricos, vale à pena conhecer a Fortaleza de Santa Catarina, construída em 1589, um marco da resistência paraibana contra as invasões dos holandeses e franceses no período colonial. O município também tem praias gostosas e bonitas como Formosa, Areia Dourada, Camboinha, Poço e Intermares, essa última ideal para a prática do surfe.

Durante a maré baixa a atração é a Ilha de Areia Vermelha, banco de areia recortado por uma barreira de recifes de corais que se mostra durante cerca de quatro horas por dia. O acesso é feito pela Praia de Camboinha. O passeio sempre dependerá da maré, sendo impossível em alguns dias do mês. É bom consultar a Tábua das Marés antes para se programar com segurança.

Foto: Roberto Maia/Travelpedia

Ilha da Restinga – É outro interessante passeio em Cabedelo. A pequena ilha apresenta seu cenário natural com manguezal e uma variada fauna, um verdadeiro santuário para peixes, caranguejos, mariscos, pássaros e outros animais. Com apenas 5,8 km2 é parte de uma complexa rede de canais e ilhas do estuário do Rio Paraíba e, atualmente, o ecoturismo é o principal motivo para a preservação de seus ecossistemas.

Foto: Roberto Maia/Travelpedia

Na ilha, os visitantes podem realizar caminhadas por diferentes trilhas – de 1 km a 3,2 km -, acompanhados por um guia especializado. Os mais preguiçosos têm a opção de ficar balançando à sombra em convidativas redes enquanto espera pelo almoço com comidas típicas da região preparadas em panelas de barro. Se gostar e quiser pernoitar, uma casa rustica e charmosa atende grupos de até seis pessoas. A eletricidade provém da energia solar armazenada em baterias e o sinal de celular chega até a ilha.

Foto do destaque: Luis Wilker WilkerNet/Pixabay

.

PARCEIROS DO TRAVELPEDIA PARA A SUA VIAGEM

TRAVELPEDIA mantém parcerias com empresas confiáveis e onde você consegue as melhores vantagens. Além disso, você estará contribuindo para que possamos continuar lhe oferendo sempre um produto de qualidade. Confira:

SEGURO VIAGEM

Muita gente esquece de incluir o seguro no planejamento. Mesmo significando pouco financeiramente, a falta dele pode colocar em risco aquela viagem dos sonhos. Nossa dica é sempre contratar o serviço quando for viajar. E não importa o destino. Seja para o outro lado do mundo ou para aquela escapadinha de final de semana. Sugerimos o seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance, com mais de 30 anos no mercado de turismo, oferece uma ótima cobertura para viagens nacionais e internacionais e atendimento em português 24 horas.

Clique aqui para adquirir o melhor seguro para a sua viagem.

TRANSFERS, PASSEIOS, INGRESSOS E EXPERIÊNCIAS

Não deixe para resolver no destino quais os passeios irá fazer. O melhor é sempre se programar com antecedência, o que ainda pode garantir vantagens financeiras. A Easy Travel Shop é uma plataforma inteligente que oferece as melhores experiências em destinos nacionais e internacionais. São passeios, ingressos e transfers que podem ser parcelados em até 10 vezes sem juros para você aproveitar ao máximo a sua viagem.

Clique aqui e confira as diversas opções disponíveis em João Pessoa.

 

Sair da versão mobile