Quem procura excursões de ônibus pelo Brasil, precisa navegar nas redes sociais em busca de pequenas agências locais de viagens, verificar a veracidade da agência, comparar preços e condições de pagamento, uma tarefa que é, no mínimo, trabalhosa, para quem busca um momento de lazer. Para facilitar esse processo, nasceu a Tripsz, traveltech que conecta viajantes a pequenas e médias agências de viagens.
Criada em fevereiro de 2021, por dois jovens empreendedores, a startup já intermediou centenas de viagens para mais de 50 destinos, já reúne 60 agências de viagens parceiras, mais de 630 pacotes, 12,5 mil viajantes cadastrados, disponível para Android e iOS. Entre as agências parceiras da Tripsz estão: Ganesha Adventure, Vagalume Trips e TataTur.
Enquanto os usuários têm acesso a dezenas de agências, excursões verificadas e melhores formas de pagamento, com benefícios como cashback, as agências podem divulgar excursões para milhares de usuários e ainda ter acesso a uma conta digital que adianta pagamentos.
“O mercado de turismo é carente de inovação para pequenas e médias agências, motivo pelo qual elas tinham Facebook e WhatsApp como principal canal de venda. E qualquer instabilidade nas redes comprometia a operação delas. Além disso, para ter garantido o fluxo de caixa, elas não conseguiam oferecer melhores formas de pagamento aos clientes”, explica Lauro Guedes, CEO e fundador da Tripsz.
Por meio do app, os clientes podem navegar por viagens em quatro categorias: Excursão, Romance, Descanso e Ecoturismo, além de ter acesso a formas de pagamento como cartão de crédito em até 12 vezes, Pix ou boleto, e receber um percentual do valor pago de volta (cashback), que pode ser transferido para a conta desejada ao somar R$ 20.
Conectando agências de viagens a viajantes
Apaixonado por viagens, Guedes teve a ideia de criar a empresa durante uma viagem ao Chile, em 2018, quando um dos passeios não podia ser feitos de Uber ou ônibus comum e precisou buscar agências de viagens locais, recorrendo a blogs e canais do YouTube. Interessado por tecnologia e startups, viu então uma oportunidade de negócio. Percebeu que fazia falta um aplicativo que facilitasse a busca e comparação de viagens de pequenas e médias agências de turismo, principalmente no Brasil, onde existem cerca de 50 mil agências nesse perfil.
De volta ao Brasil, em janeiro de 2020, Lauro Guedes começou a desenvolver o MVP da empresa, que foi interrompido em março por alguns meses com a chegada da pandemia. Pouco tempo depois, conheceu pela internet Paloma Araújo, CTO da Tripsz, com quem retomou o projeto. Em janeiro de 2021, já tinham uma primeira versão do aplicativo para viajantes e do app usado por agências. O lançamento oficial foi em fevereiro, com 10 agências cadastradas.
Em outubro de 2020, pouco meses antes do lançamento, a startup foi acelerada pelo Startups SP, do Sebrae. Em fevereiro de 2021, foi acelerada novamente, desta vez pela Aceleradora Stars, que aportou R$ 75 mil no negócio e mais R$ 150 mil em setembro. Segundo Guedes, conectar viajantes a agências, cashback nas viagens e tornar compras mais seguras são os principais diferenciais da startup.
“Nossos principais concorrentes são as redes sociais, onde geralmente essas excursões são divulgadas. Com os casos de instabilidades nas redes, as agências percebem cada vez mais que não podem ficar refém delas, além de reconhecerem as vantagens de oferecer melhores condições de pagamento e terem acesso a uma conta digital que permite solicitar o adiantamento dos pagamentos e conversar com um público interessado em viajar”, ressalta o CEO da Tripsz.
A expectativa da empresa é chegar a 200 agências parceiras e 80 mil usuários até o final de 2022.