Ícone do site Travelpedia

Juma Ópera Hotel, o mais novo hotel-boutique de Manaus

Desde o início do mês, a cidade de Manaus passou a contar com um novo meio de hospedagem. Inaugurado no último dia 2, o hotel-boutique Juma Ópera Hotel está situado diante do icônico Teatro Amazonas − um dos mais belos do Brasil e do mundo!

No final do século 19, os barões do ciclo de ouro da borracha decidiram construir uma Ópera no meio da floresta Amazônica e foi aí que surgiu o Teatro Amazonas. Logo depois, na mesma época, por volta de 1897, foram erguidos também palacetes no entorno, seguindo o mesmo estilo da clássica Belle Époque. E foram justamente dois casarões tombados que, após restauração, servem agora para abrigar o Juma Ópera.

Além dos casarões, o complexo do empreendimento de luxo se estende por outros dois prédios construídos no mesmo padrão de arquitetura. Afinal de contas, preservar a história e manter a harmonia do entorno era uma das principais preocupações do projeto. Tanto que, toda a fiação que passava pela frente do hotel foi refeita e estruturada de forma subterrânea. Como resultado a fachada está livre para ser devidamente apreciada.

Uma decoração para se encantar

No interior, são 41 suítes que variam entre 23 m² e 66 m², têm pé-direito alto e a maioria com vista para o teatro. Há ainda restaurante, bar, rooftop com piscina, lounge, academia e centro de convenções. Já a decoração das áreas comuns mescla conforto com o frescor da natureza, que é tão abundante na região.

Aliás, o projeto, que tem grande preocupação ambiental é também um perfeito mix entre elementos contemporâneos e raízes históricas. Entre os objetos, destaque para os balaios Baniwa. Os cestos confeccionados artesanalmente pelos índios Baniwa são feitos a partir das folhas de arumã tingidas com urucum e trançadas uma a uma. Painéis em fibra e em madeira ripada, e belas luminárias, complementam a decoração.

Sem dúvida, no entanto, o maior destaque do empreendimento é a vista. Do rooftop, espaço que abriga bar e piscina, é possível avistar o Rio Negro. Bem como apreciar a belíssima e sem igual cúpula do Teatro Amazonas, que está coberta por mais de 35 mil peças coloridas de cerâmica nas cores da bandeira do Brasil.

Por fim, o Restaurante Ópera também se destaca. O espaço é um elegante gazebo com cúpula de ferro e feito totalmente em vidro para receber os raios de sol. E, principalmente, para ter o Teatro como pano de fundo durante as refeições. No cardápio, assinado pela chef Sofia Bendelak, há uma combinação de cozinha moderna e influência regional.

O hotel pertence aos mesmos proprietários do Juma Amazon Lodge, prestigiado hotel de selva com mais de 20 anos de existência, que igualmente tem uma forte preocupação com a sustentabilidade.

Fotos: Divulgação
Sair da versão mobile