Curtir férias divertidas nem sempre são sinônimo de viagens longas e caras. Muitas vezes as experiências inesquecíveis para toda a família podem estar bem perto. É o caso de Jundiaí, cidade próxima da capital paulista, que tem muito a oferecer para adultos, jovens e crianças.
Considerada um dos melhores destinos rural do estado de São Paulo, reúne mais de 300 propriedades com plantações de uvas, restaurantes, pousadas, trilhas e muito mais. E uma boa época para aproveitar o destino é agora, entre a segunda semana de janeiro e a primeira de fevereiro, quando acontece a tradicional Festa da Uva, que neste ano está em sua 37ª edição.
A festa comemora o surgimento da uva Niágara rosada, típica da região, e que há 85 anos tem sido o motivo de orgulho na cidade. A fruta é utilizada na fabricação de sucos, geleias, pães, vinhos e espumantes. No evento, é possível encontrar os principais produtores reunidos no Parque da Uva, e aproveitar para conhecer um pouco de cada um, além de música dos grupos de tradições italianas. Na entrada na festa, sempre há um grupo de teatro contando a chegada dos imigrantes italianos à região, é imperdível.
Jundiaí tem um roteiro interessante para quem gosta de se aventurar. A Serra do Japi está a poucos minutos do centro da cidade e é uma área de mata preservada com cachoeiras e nascentes, cascatas, mirantes e trilhas. Algumas propriedades particulares na região são destinadas ao ecoturismo e têm rotas turísticas, restaurantes, adegas, barracas de frutas, artesanato e outros atrativos.
É possível optar por um café colonial em uma das propriedades cercado pela natureza, como é o caso da Villa Brunholi, que também participa da Festa da Uva com as bebidas da sua adega. Mas também é impossível deixar de passar na Adega Maziero, que todo ano tem seu concorrido pão de uva sendo disputado na festa. Também não pode deixar de provar a famosa coxinha de queijo – sempre um atrativo da festa – que já se tornou patrimônio imaterial da cidade.
Vale a pena se planejar para ficar um final de semana estendido na cidade, assim é possível aproveitar a festa e ainda se programar para almoçar, tomar café da manhã, fazer trilhas e conhecer com calma as belezas jundiaienses.
Como chegar
Existem algumas maneiras. De carro, para quem vem de São Paulo ou cidades próximas. Outra alterativa são os ônibus para Jundiaí. E para quem quer incrementar o passeio, alternativa bem legal é embarcar no Expresso Turístico Jundiaí, que parte da Estação da Luz, em São Paulo e vai até a estação de Jundiaí. Este ano, o trem turístico completa 10 anos de funcionamento.
TRAVELPEDIA fez esse passeio e logo contará como foi a experiência!
SERVIÇO
37ª Festa da Uva e 8ª Expo Vinhos
Local: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva – Av. Jundiaí s/n
Dias: 16, 17, 18, 19, 24, 25,26 e 31 de janeiro; e 1º e 2 de fevereiro.
Horários: Quinta-feira, às 18 h; sextas, das 18h às 22h; sábados, das 10h às 22h; domingos, das 10h às 21h.
Entrada gratuita
Ação solidária: Doe 1 quilo de alimento não perecível
Informações: tel. (11) 4589-8580 ou festadauva.jundiai.sp.gov.br
Expresso Turístico Jundiaí
Dias: 18/01, 25/01 e 01/02
Saída: 8h30 (Estação da Luz)
Chegada em Jundiaí: 10h20
Volta para São Paulo: 16h30
Ingressos: R$ 50 – ida e volta
Pacote: R$ 150 – Expresso Turístico + traslado com serviço de bordo + passeio nos parreirais com degustação de uvas, vinhos e colha e pague + Festa da Uva e retorno a São Paulo
Informações e vendas: tels. (11) 98673-4020 | (11) 97351-4359 | (11) 96852-2364 | maniadejundiai.com.br
Fotos: Divulgação