A KLM Royal Dutch Airlines, a companhia aérea mais antiga do mundo ainda em operação sob seu nome original, comemora seu 105º aniversário em 2024. Para marcar a ocasião, a empresa seguiu sua tradição anual de revelar uma nova casa em miniatura de porcelana. Elas são distribuídas aos passageiros da World Business Class em voos intercontinentais. Assim, este ano, a escolhida foi a “Casa dos Três Canais”. Uma mansão histórica localizada no coração de Amsterdã, que destaca a rica história e o legado da companhia.
Construída em 1610 em estilo renascentista holandês, a mansão está situada à beira de três canais: o Grimburgwal, o Oudezijds Voorburgwal e o Oudezijds Achterburgwal. Eles inspiraram o nome da casa. A propriedade passou por uma grande restauração em 1909, promovida pelo arquiteto Jan de Meyer. O profissional devolveu ao imóvel suas características do século 17. O resultado foi uma obra-prima arquitetônica, com molduras de janelas, frontões escalonados e um portal de arenito. Além disso, o interior, igualmente impressionante, inclui portas de madeira de carvalho e pisos de mármore, adicionando um toque de elegância à estrutura histórica.
A revelação da miniatura aconteceu durante uma cerimônia especial em Amsterdã. Na oportunidade, Marjan Rintel, presidente e CEO da KLM, entregou a primeira réplica da “Casa dos Três Canais” a Arthur van Dijk, comissário do Rei da província da Holanda do Norte.
De acordo com Marjan, a celebração de mais um lustro da KLM chega em um momento desafiador para a empresa. Ela destacou a resiliência e criatividade da companhia em superar adversidades ao longo de sua história. Também ressaltou que a KLM segue focada em construir uma empresa forte e conectada ao mundo pelos próximos 105 anos.
Brindes exclusivos
As miniaturas de porcelana da KLM são uma tradição que remonta aos anos 1950. Desde então, elas são oferecidas aos passageiros de sua World Business Class em voos intercontinentais como brindes exclusivos. Além disso, as casinhas são preenchidas com Jenever Bols, um destilado tradicional holandês.
Cada miniatura representa edifícios históricos dos Países Baixos e de outros destinos. Característica que as torna peças de colecionador bastante procuradas. Entretanto, a partir de 1994, o número de casas adicionadas à coleção passou a refletir a idade da KLM. Assim, todos os anos, no dia 7 de outubro, uma nova casa é revelada.
A KLM, como membro da aliança global SkyTeam, segue sendo uma das companhias aéreas mais eficientes e centradas no cliente. Além disso, tem um forte compromisso de conectar a Holanda a todas as principais regiões econômicas do mundo.
Por fim vale ressaltar que durante mais de um século, a KLM tem se mantido como pioneira no setor de aviação civil. Sempre evoluindo e enfrentando desafios com inovação e visão de futuro.
Fotos; KLM/divulgação
Veja também: KLM voará para 155 destinos no inverno europeu