Ícone do site Travelpedia

KLM comemora 70 anos de operação no Brasil

Em 18 de outubro de 1946, a companhia aérea holandesa KLM Royal Dutch Airlines voou pela primeira vez para o Brasil. Naquela época, utilizou uma aeronave Douglas DC-4 com capacidade para apenas 44 passageiros. A rota teve início Amsterdã e fez escalas em Lisboa (Portugal) e Dakar (Senegal) antes de entrar em território brasileiro por Natal (RN). Na sequência da viagem ainda fez paradas no Rio de Janeiro e em São Paulo, antes de seguir até Buenos Aires, seu destino final. Esse trajeto durava três dias e meio e a frequência do voo era de duas vezes por semana.

E, 70 anos depois, o Brasil figura como mercado prioritário para a KLM por sua influência regional e global. Atualmente, a empresa realiza 13 voos diretos entre o Brasil e a Holanda semanalmente, sendo sete de São Paulo e seis do Rio de Janeiro. Hoje o percurso é feito em 12 horas.

Além da redução das horas de voo, muita coisa mudou. A aérea não parou de investir em produtos, serviços e tecnologia, especialmente para os passageiros brasileiros.

A rota hoje é realizada pelo Boeing 787 Dreamliner, o avião mais moderno e eficiente do mundo, que opera entre Rio e Amsterdã e tem menu de bordo assinado pelo estrelado chef Rodrigo Oliveira, do Restaurante Mocotó, em todos os voos que saem do Brasil.

Fundada em 1919, a KLM é a companhia aérea mais antiga do mundo ainda em atividade sob seu nome original. Em 2004, Air France e KLM se fundiram para formar Air France-KLM. A fusão resultou no grupo de companhias aéreas mais forte da Europa formado por duas marcas com hubs poderosos – Amsterdam Airport Schiphol e Paris Charles de Gaulle. Mantendo sua própria identidade, o grupo se concentra em três negócios principais: transporte de passageiros, carga e manutenção de aeronaves. A KLM integra a aliança global de companhias aéreas SkyTeam.

Inovação e sustentabilidade

A companhia investe muito no uso de novas tecnologias para aprimorar o atendimento. Desde 2009, vem ganhando notoriedade por ser pioneira em serviços nas redes sociais e em agosto passado já contabilizava cerca de 22,5 milhões de fãs e seguidores em diversas plataformas.

Desde março, clientes do mundo inteiro podem checar confirmação de reserva e de check-in, cartão de embarque e status do voo pelo Facebook Messenger. Atualmente, a empresa testa Inteligência Artificial para otimizar ainda mais o serviço ao cliente.

A KLM também se orgulha por promover o desenvolvimento sustentável da aviação. Pelo 12º ano consecutivo, o Dow Jones Sustainability Index (DJSI), principal índice internacional que avalia o desempenho das empresas em termos de desenvolvimento sustentável, classificou a Air France-KLM como líder na categoria de companhias aéreas.

Em 2011, a KLM operou seu primeiro voo comercial usando apenas biocombustível. E em 2012, cruzou o Atlântico com um avião movido a biocombustível. Já opera com oito aeronaves Boeing 787 – Dreamliner, que reduz a emissão de gás carbônico em 20%.

Parceria com a GOL

Passageiros de outras regiões do Brasil têm a opção de viajar a partir de 32 destinos brasileiros operados pela GOL, como Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Vitória, Belo Horizonte, Goiânia e Salvador. É resultado da bem-sucedida parceria estratégica com a companhia brasileira que já dura dois anos e que permite uma viagem mais prática, como compra, check-in e despacho de bagagem únicos.

Informações: klm.com.br                                                                               Fotos: divulgação

Sair da versão mobile