Localizado no famoso Beco do Batman, na Vila Madalena (Rua Medeiros de Albuquerque), em São Paulo, o novo mural do artista urbano Kobra foi inaugurado na noite do dia 15 de julho. A obra tem 4,5 metros de altura por 30 metros de comprimento e faz referências à Imigração Japonesa para o Brasil, iniciada em junho de 1908, através das carpas.
No mural o artista brasileiro e reconhecido internacionalmente mostra três carpas, sendo que uma delas é a Koi ou Nishigoi, a mais cara já vendida no mundo, por cerca de US$ 2 milhões. Outra carpa pintada por Kobra no muro tem as formas de um origami, arte tradicional e secular japonesa de dobrar papeis e, em cola ou cortes, criar seres ou objetos. E a terceira mostra um tipo que nasce branca, com uma mancha vermelha na cabeça, o que remete diretamente à bandeira japonesa.
“Ao mesmo tempo em que celebro a presença japonesa no Brasil, com seus cerca de dois milhões de descendentes, quero mostrar, em tempos de tanta intolerância, a contribuição que os vários povos e culturas trouxeram e trazem para as nações”, diz Kobra, destacando que as carpas, por sua longevidade, são também um símbolo da resistência dos japoneses e dos imigrantes em geral. No mural, ainda há uma cena em que uma pedra quica três vezes na água. “É preciso ter alegria, leveza e equilibro entre as forças”, afirma.
Foto: Divulgação via Gontof Comunicação