Ícone do site Travelpedia

Eduardo Kobra entrega na França murais inspirados em Monet

O artista brasileiro Eduardo Kobra fez em Bolonha-sobre-o-Mar (Boulogne-sur-Mer), na França, dois murais que conversam entre si. Um dos painéis mostra Claude Monet pintando, seguindo a linguagem dos murais sobre personalidades que inspiraram a paz e a arte. O segundo mural traz a pintura “Mulher com Sombrinha – 1875”, também conhecida como “Madame Monet e o filho”, de Monet, e reproduz “fielmente” a obra do grande pintor impressionista. O mural, iniciado no dia 17, foi entregue ontem, dia 24 de julho. Agora, Kobra segue para Bristol, na Inglaterra, onde pintará de 25 de julho a 1º de agosto, um mural inspirado em John Lennon, dentro da série “Olhares da Paz”.

“Fui no ano passado na casa do Monet, em Giverny (França) e já na época pensei em criar alguma coisa sobre ele. Claro que já conhecia e admirava seu trabalho, mas conhecer as telas de perto e a atmosfera em que viveu e realizou suas obras foi impactante demais. Mas eu não queria simplesmente pintar a face de Monet em algum mural. Quando recebi o convite da Prefeitura da Bolonha-sobre-o-Mar e descobri esses dois pequenos prédios entre as opções para realizar o trabalho, solicitei os dois e criar uma obra, dentro do meu projeto de história e memória, onde os dois prédios interagissem. Assim em um os murais vemos Monet segurando o Godet (palheta de cores) e no outro está a cena que ele pintou”, explica Kobra.

Antes da França, o muralista esteve, de 9 a 15 de julho, em Sandefjord, na Noruega, onde pintou, a convite da Arte for All in the World, um novo mural “Etnias – Todos Somos Um”, mesmo título da obra feita em 2016 no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro, para destacar a importância do respeito à diversidade.

Kobra está trabalhando juntamente com Agnaldo Brito e Marcos Rafael, artistas que o acompanham em quase todas as obras. Nos três países – Noruega, França e Inglaterra – os murais são feitos com tinta spray, tinta acrílica e esmalte sintético.

Bolonha-sobre-o-Mar

Foto: Office de Tourism Boulogne-Sur-Mer/Divulgação

A pequena cidade de apenas 8,4 km², na região de Nord-Pas-de-Calais, em Pas-de-Calais, está à borda do Canal da Mancha. Foi o principal porto romano de comércio e de comunicação com a Britânia. Após um período de presença germânica na sequência do colapso do Império, a cidade estava no centro de um condado de mesmo nome no Reino da França durante a Idade Média, e foi ocupada pelo Reino da Inglaterra diversas vezes devido a um conflito entre as duas nações.

As principais atrações são o campanário do século 12, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade; o Centro de Conservação Marinha – aquário Nausicaä; a Basílica de Notre-Dame Boulogne-sur-Mer; o castelo e museu Château de Boulogne-sur-Mer; e a Coluna da Grande Armée.

Informações: visitboulogne.com

Fotos: Divulgação
Sair da versão mobile