O muralista brasileiro Eduardo Kobra está produzindo em Itapevi, na região metropolitana de São Paulo, o que será o maior mural do mundo, com mais de 5,7 mil metros quadrados. A obra ocupa todo um imenso paredão às margens da rodovia Castelo Branco (km 35), em um prédio que será o centro de distribuição e sede administrativa da empresa Cacau Show.
A nova obra de Kobra, iniciada no dia 15 de fevereiro, terá quase o dobro do tamanho do mural “Etnias – Todos Somos Um”, pintado por ele em 2016, no Boulervard Olímpico, no Rio de Janeiro, às vésperas dos Jogos Olímpicos, com cerca de 3 mil metros quadrados e que entrou para o Guinness World Record, o Livro dos Recordes. “A proporção é inacreditável. É um grande desafio fazer essa nova obra”, conta o artista, que deve completar o mural em 25 dias.
O “maior mural do mundo” mostra uma única cena do processo de produção do cacau. “Fizemos um estudo para que a arte seja facilmente vista pelas pessoas que passam de carro na rodovia Castelo Branco. Percebemos que não seria possível colocar várias cenas ou personagens”, diz o artista.
Para este novo mural, a intenção original era viajar para a região amazônica e observar várias cenas do processo produtivo do cacau, mas depois de perceber que seria melhor uma única cena, usamos como inspiração uma fotografia de Lailson Santos, do livro O Cacau É Show, escrito por Alexandre Costa, presidente e fundador da Cacau Show.
Intensa atividade internacional em 2017
Na segunda quinzena de abril, Kobra seguirá para Malawi, na África, a convite de Madonna, para realizar dois murais internos em uma instituição (hospital). A cantora viu uma obra do artista brasileiro (Fight for Steet Art), no Brooklyn, em Nova York, sobre Jean-Michel Basquiat e Andy Warhol e o convidou. Entre os temas que Kobra desenvolverá, dentro da sua série “Olhares da Paz” estão Nelson Mandela, Martin Luther King, Desmond Tutu e, provavelmente, Mahatma Gandhi.
Na sequência, o artista urbano viajará para outros seis países ao longo desse ano:
Alemanha – Levará cinco telas, já feitas, sobre “Mães”;
Espanha – Murcia receberá um mural com o tema “Salvador Dali”;
Inglaterra – Fará mural em Bristol, cidade onde nasceu Bansky;
Itália – Um mural será produzido na cidade de Carrara – diretamente sobre mármore – com o tema “Michelangelo”;
Portugal – Lisboa ganhará um mural, provavelmente sobre Saramago;
Estados Unidos – Kobra fará um mural em Chicago e participa da abertura do Festival de Jazz, com a presença de Keith Richards, e do prefeito da cidade, Rahm Emanuel; No segundo semestre retornará aos EUA, onde fará 28 murais em Nova York.
Fotos: Cine del Valle/Divulgação