Ícone do site Travelpedia

Eduardo Kobra finaliza em Lisboa mural sobre o cacique Raoni

O muralista brasileiro Eduardo Kobra entregou na última terça-feira, em Lisboa, um mural de 11,5 por 15 metros, cujo tema é o cacique Raoni (liderança indígena Kayapó). O mural foi realizado de 22 a 29 de maio. Antes de iniciar a pintura, Kobra pediu a autorização de Raoni. “Concordei. Obras assim divulgam a causa indígena. E o mundo precisa saber de nossa luta, respeitar os índios e respeitar a natureza como um todo”, disse o cacique.

Sobre o novo mural, o artista afirma se tratar de um de seus trabalhos mais importantes por tudo o que ele representa. “Fiz questão de colocar uma figura icônica indígena, uma liderança, pintada no mural. Para mostrar que é preciso falar dos índios. É preciso que todos lembrem que os índios estavam e ainda estão no Brasil. Mas não precisamos só falar dos índios. Precisamos ouvi-los também. Eles têm em sua cultura, conhecimentos e valores que nós perdemos, como o respeito pela natureza e pelo planeta como um todo. Temos muito o que aprender com eles”, afirma.

Com esse trabalho, em solo português, Kobra retoma o tema do belo e impactante mural “Etnias – Todos Somos Um”, que realizou no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro, pouco antes dos Jogos Olímpicos. Nele estão representados os cinco continentes. A obra foi inclusive reconhecida pelo Guinness World Records como o maior mural grafitado do mundo  – feito já superado por ele mesmo.

Antes de Portugal – que é a quinta etapa da viagem de Kobra – o muralista esteve de 15 a 20 de maio em Carrara. Na pequena cidade italiana, pintou o mural de 12 metros de altura por 20 metros de largura diretamente no mármore, no alto de uma das pedreiras, onde Michelangelo e tantos outros artistas italianos buscavam o mármore para suas obras. O mural, de nome ainda indefinido, é inspirado na obra “Davi”, de Michelangelo. Antes de pintar em Carrara passou quatro dias em Florença, visitando galerias e museus, para se aprofundar nas obras de pintores e escultores italianos.

Neste mês de junho Kobra retorna ao Brasil para lançar no dia 27 seu livro – “Kobra” – que traz fotos e textos sobre seus principais murais no Brasil e no mundo, e para inaugurar o “Maior Mural do Mundo”, que fez no km 35 da rodovia Castelo Branco. São impressionantes 5.742m² no paredão da empresa Cacau Show, no município de Itapevi, em São Paulo.

Fotos: José Vicente (destaque) e divulgação

Sair da versão mobile