Ícone do site Travelpedia

Kobra lança mural Coexistência – Memorial da Fé pelas vítimas do Covid-19

O muralista Eduardo Kobra inaugurou no dia 6 de maio, o mural Coexistência – Memorial da Fé por todas as vítimas do Covid-19. Com 28 metros de largura por 7 metros de altura, a obra, na Rua Henrique Schaumann, em frente à Igreja do Calvário (na esquina com a rua Cardeal Arcoverde), na zona Oeste de São Paulo, retrata crianças de cinco religiões – Islamismo, Budismo, Cristianismo, Judaísmo e Hinduísmo.

De acordo com a Gontof Comunicação, empresa responsável pela divulgação das obras de Kobra, a obra traz uma mensagem de fé e de esperança, ao mesmo tempo em que lembra as vítimas do Covid-19 e destaca a importância da ciência, simbolizada pelo fundamental uso de máscaras.

Eduardo Kobra em frente do mural Coexistência – Memorial da Fé (Foto: Felipe Del Valle via Gontof Comunicação)

“Da mesma forma que Deus deu ao homem o dom da arte, também dotou o ser humano da capacidade de produzir ciência. Por isso não há qualquer contradição em acreditar em Deus e, também, seguir as recomendações dos especialistas no combate ao Covid-19”, afirma Kobra, que trabalhou no mural durante 20 dias, atrás de tapumes, para evitar aglomerações. O artista colocou, no lado direito do mural, uma caixa para que as pessoas deixem bilhetes com pedidos, agradecimentos e orações.

Além do muralista, estiveram presentes líderes das cinco religiões retratadas e convidados de diversas outras religiões. Em suas orações voltadas às vítimas do Covid-19, os líderes religiosos destacaram que não há contradição entre ter fé em Deus e acreditar na ciência.

Participaram do evento Dom Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo da Arquidiocese de São Paulo; o padre Norberto Donizete Brocardo, da Paróquia São Paulo da Cruz (Calvário); o padre Leudes Aparecido de Paula, superior provincial dos passionistas; Michel Schlesinger, rabino da Congregação Israelita Paulista (CIP), o monge Ryozan, sensei na comunidade Zen Budista; o sheik Jihad Hammadeh, vice-presidente da União Nacional das Entidades Islâmicas (acompanhado da esposa, Nadia Hussein, diretora do Instituto Cinco Pilares); Sri Prem Baba, mestre espiritual e herdeiro da linhagem de yogues indianos Sachcha; pastor Gustavo Schmitt, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB); Iyalorixa Carmen de Oxum (Mãe Carmen de Oxum) e o Babalorixá Karlito de Oxumarê, sacerdotes do Ilê Olá Omi Ase Opo Araka, do Candomblé.

Foto do destaque: Bráulio Costa Couto via Gontof Comunicação
MATÉRIAS RELACIONADAS
Eduardo Kobra faz painel para as vítimas da tragédia no Líbano
Mural de Kobra homenageia Ayrton Senna
United e Eduardo Kobra doam obra para beneficiar GRAACC
Eduardo Kobra faz mural “Gandhi – Todos Somos Iguais” na Índia
Sair da versão mobile