Ícone do site Travelpedia

Laje de Pedra Hotel & Resort encerra atividades após 42 anos, em Canela

Após 42 anos de atividades, o Laje de Pedra Hotel & Resort anunciou no último dia 7 de maio, que não mais reabrirá suas portas. Certamente era um ícone da cidade de Canela (RS),bem como um dos mais tradicionais da Serra Gaúcha.

Entretanto, nos últimos anos, o empreendimento já vinha enfrentando sérios problemas financeiros. Além disso, a crise causada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19) foi decisiva para a decisão. De acordo com o Grupo Habitasul, que gerencia o empreendimento, todo o enxoval de lençóis, fronhas de travesseiros, edredons e cobertores será doado para a prefeitura e ao Hospital de Canela.

Ainda de acordo com a nota divulgada, os 60 colaboradores do hotel terão seus direitos trabalhistas honrados, bem como o plano de saúde mantido pelos próximos seis meses.

História marcante na Serra Gaúcha

Fundado em 1978, o Laje de Pedra foi muito importante para a consolidação de Canela como destino turístico na Região das Hortênsias. Luxuoso e com uma arquitetura de arcos – assinada pelo arquiteto Edgar Graeff -, foi durante décadas o sonho de consumo de muitos casais para a lua de mel.

Ademais foi construído em um local privilegiado pela natureza. Bem ao lado de um mirante que propicia um incrível visual da região. Lá do alto é possível avistar as montanhas do Vale do Quilombo e suas fendas, paredões e cidadezinhas ao fundo. Está dentro de um condomínio com belas casas, ruas arborizadas e lagos.

Com área de 28 mil metros quadrados, realizou ao longo da sua história grandes eventos corporativos para até mil pessoas. Assim como sua estrutura de lazer que contava com piscinas, quadras de esportes e academia.

Em fevereiro de 1992, entrou para a história por ter sido escolhido o local para a assinatura do Tratado do Mercosul, ocasião em que recebeu os quatro presidentes dos países membros: Fernando Collor de Melo (Brasil), Carlos Menem (Argentina), André Rodriguez (Paraguai), Alberto Lacalle (Uruguai) e o ministro de Relações Exteriores do Chile, Enrique Silva Cimma.

Foto: Laje de Pedra/Divulgação
Sair da versão mobile