Depois do anúncio da cobrança de despacho de bagagem, a LATAM Airlines comunicou que o Brasil será o quinto país do Grupo a implementar o novo serviço para compra de refeições a bordo. A implementação acontecerá de forma gradual nas próximas três semanas e o objetivo é dar mais liberdade para o cliente escolher e pagar apenas pelos serviços que deseja adquirir.
O Mercado LATAM oferecerá aos passageiros um novo serviço de bordo para compra de bebidas e alimentos nos voos domésticos no Brasil, inclusive nas viagens mais curtas, de até uma hora de duração. Composto por um cardápio de 52 produtos, contará com alternativas para os mais variados gostos e preferências.
Assim como ocorreu na Colômbia, Peru, Chile e Argentina, o Mercado LATAM leva em consideração regionalidades e gostos de cada país para a seleção de produtos locais, respeitando hábitos, considerando o que eles já estão acostumados a consumir em diferentes momentos e ocasiões do cotidiano, seja a lazer ou a trabalho. No Brasil, foram incluídos produtos tipicamente nacionais, como o brigadeiro e o bolo de banana.
O Mercado LATAM será implementado gradualmente nas rotas domésticas da companhia no Brasil. A previsão é de que o cardápio seja renovado duas vezes ao ano, com manutenção dos produtos mais bem aceitos e melhor avaliados pelos clientes.
A oferta de comida fresca também é ampla: sanduíches, wraps, saladas e diversas alternativas para o café da manhã, bebidas quentes e frias, snacks salgados e doces; menu para crianças, vegetarianos, veganos, comida kosher, opções para celíacos e pessoas com intolerância à lactose, um bar com espumante, vinhos e cervejas, entre outros, que poderão ser adquiridos com pagamento em dinheiro ou no cartão de crédito – Visa ou Mastercard. Os produtos poderão ser adquiridos de forma avulsa com preços a partir de R$ 4, ou por meio de um dos combos, oferecidos a partir de R$ 14.
“Esta nova forma de viajar traz muito mais liberdade para o cliente decidir como quer voar, pagando pelos serviços adicionais que quiser e selecionando a tarifa que se ajuste melhor às suas necessidades. Com isso, esperamos que mais clientes possam começar a voar, ampliando dessa forma o acesso ao transporte aéreo, com tarifas mais econômicas, além de mais e melhores opções para o passageiro”, explica Jerome Cadier, CEO da LATAM Airlines Brasil.
O Grupo projeta ampliar em 50% a quantidade de passageiros transportados até 2020, consolidando o avião como um meio de transporte massivo na região e estimulando o crescimento econômico dos mercados onde opera.
Novos perfis de tarifas
A compra de passagens aéreas domésticas da LATAM Airlines Brasil seguirá um novo modelo de perfis tarifários, com mais flexibilidade para o consumidor escolher e pagar apenas pelos serviços e benefícios que realmente deseja adquirir na sua viagem. São quatro opções de perfil de tarifas: Promo, Light, Plus e Top. No momento da compra, o consumidor terá a liberdade de optar por diferentes perfis de tarifas, selecionando aquele que mais se adequa à sua necessidade.
Além disso, caso o cliente escolha um perfil de tarifa que não inclui o despacho de bagagem, ele poderá adquirir o serviço separadamente a qualquer momento. A tabela abaixo mostra quais serão os perfis de tarifas domésticas da LATAM e seus respectivos pacotes de benefícios inclusos.