Ícone do site Travelpedia

Lavash proporciona experiência saborosa pela culinária armênia

Apesar de saborosa e surpreendente, a culinária armênia ainda não muito conhecida da maioria dos brasileiros. Não sabem o que estão perdendo. A notícia boa é que ela está facilmente acessível àqueles que apreciam novas experiências gastronômicas. O Lavash – Comida Armênia é a primeira rede de restaurantes de culinária armênia do Brasil e apresenta o que há de melhor na cultura gastronômica de um dos países mais ricos em sabores do mundo.

Para quem não sabe, a Armênia fica na região montanhosa do Cáucaso, entre a Ásia e a Europa, e recebeu durante séculos a influência de vários povos, como turcos, gregos, persas, árabes, russos, entre tantos outros.

No Brasil, muitos ainda confundem a gastronomia armênia com a árabe, por ter muitas semelhanças. Mas só provando mesmo o Kashlama (foto) – uma costela de cordeiro cozida na cerveja; o Raphama – abóbora recheada com arroz e frutas secas – prato que é servido em dias festivos; ou o Mante – minitrouxinhas recheadas e assadas com carne – para conhecer de verdade as delícias dessa culinária.

Combos com receitas típicas da Armênia

Para os iniciantes, o cardápio do restaurante tem o Combo Lavash (R$ 177), onde o chef Simon Gbrail Kazanjian reuniu as entradas babaganush e salada fatouch, dois tipos de lanches salgados (quibes fritos e esfihas de muçarela com sujuk) e receitas especiais como o Lahmajon e o Kashlama. Os combos servem até três pessoas.

Entre os drinques, criações do bartender Marcos Sagatt, há desde os mais tradicionais até experiências únicas, como o “Desde Sempre”, que leva vodca, Martini bianco, licor Tia Maria e bitter de laranja. A vodca, aliás, é uma das bebidas mais consumidas na Armênia.

Condimentos e temperos mais intensos

O Lavash investe nas típicas receitas do país, que absorveram anos de cultura do Oriente Médio e da região do Mediterrâneo. Diferente da comida árabe, com seus condimentos e temperos mais intensos, o sabor da culinária armênia está no uso de ervas aromáticas, assim como frutas, vegetais e nozes.

Com um cardápio elaborado pelo chef Kazanjian, nascido e criado em Aleppo, na Síria, a casa busca proporcionar uma experiência única aos seus clientes, com atendimento diferenciado e personalizado, alta qualidade de ingredientes e ambiente acolhedor.

Serviço
Lavash – Comida Armênia

Onde: Parque D. Pedro Shopping (Alameda)
Endereço: Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra – Campinas (SP).
Delivery: tel. (19) 3500-0380 ou iFood e Rappi

Fotos: divulgação via Comunicação Lead
MATÉRIA RELACIONADA
Restaurante de culinária armênia Lavash é novidade em Campinas
Sair da versão mobile